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https://hdl.handle.net/1822/53995
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coelho, Inês Beatriz Rebanda | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T08:49:17Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T08:49:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.citation | Coelho, I. B. R. (2017). Quando a autoria a solo não é suficiente. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 194-205). Braga: CECS. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-71-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53995 | - |
dc.description.abstract | Com a evolução dos vários campos artísticos audiovisuais, foi surgindo uma problemática à qual ainda não se conseguiu responder assertivamente. Quem é o autor de uma obra fílmica? E de uma série? Estas são as questões que se levantam. A aquisição a solo da autoria é uma noção proveniente das artes ancestrais, como literatura e pintura. Ideia essa que continua entranhada e a ser promulgada entre a sociedade e os jovens académicos das diversas áreas audiovisuais. No cinema, a autoria é normalmente atribuída ao realizador, uma conjetura que continua a ser alimentada pelo conceito de cinema d’auteur que surgiu nos anos 50 em França. Enquanto na televisão se centra na figura do showrunner, um produtor que, tal como o realizador/auteur cinematográfico, alia frequentemente as suas funções à escrita de argumento. A falta de consideração de todos os criadores intelectuais de um produto artístico concebido em grupo pode estar a causar uma estagnação da exploração económica e da evolução artística e cultural das diversas obras. Algo que atinge principalmente países cujas indústrias audiovisuais estão pouco desenvolvidas e se gerem maioritariamente à base de subsídios. Irá ser feita uma contextualização da situação legal atual, tendo Portugal como país de referência para estes acontecimentos. A partir de um estudo bibliográfico será estudado o lado artístico, social e legal da autoria no cinema e na televisão. O objetivo deste estudo é dar a conhecer algumas das problemáticas ligadas à autoria, ao CDADC e como se podem utilizar obras televisivas e cinematográficas com o propósito de ensino, sem infringir a legislação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | cinema | por |
dc.subject | televisão | por |
dc.subject | television | por |
dc.subject | autoria | por |
dc.subject | authorship | por |
dc.subject | obras conjuntas | por |
dc.subject | collective works | por |
dc.title | Quando a autoria a solo não é suficiente | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2675/2583 | por |
oaire.citationConferenceDate | 5 maio - 6 maio 2017 | por |
sdum.event.title | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 194 | por |
oaire.citationEndPage | 205 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 4.º Congresso | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Coelho_2017_LMC.pdf | 83,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |