Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53995

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Inês Beatriz Rebandapor
dc.date.accessioned2018-04-06T08:49:17Z-
dc.date.available2018-04-06T08:49:17Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.citationCoelho, I. B. R. (2017). Quando a autoria a solo não é suficiente. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 194-205). Braga: CECS.por
dc.identifier.isbn978-989-8600-71-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53995-
dc.description.abstractCom a evolução dos vários campos artísticos audiovisuais, foi surgindo uma problemática à qual ainda não se conseguiu responder assertivamente. Quem é o autor de uma obra fílmica? E de uma série? Estas são as questões que se levantam. A aquisição a solo da autoria é uma noção proveniente das artes ancestrais, como literatura e pintura. Ideia essa que continua entranhada e a ser promulgada entre a sociedade e os jovens académicos das diversas áreas audiovisuais. No cinema, a autoria é normalmente atribuída ao realizador, uma conjetura que continua a ser alimentada pelo conceito de cinema d’auteur que surgiu nos anos 50 em França. Enquanto na televisão se centra na figura do showrunner, um produtor que, tal como o realizador/auteur cinematográfico, alia frequentemente as suas funções à escrita de argumento. A falta de consideração de todos os criadores intelectuais de um produto artístico concebido em grupo pode estar a causar uma estagnação da exploração económica e da evolução artística e cultural das diversas obras. Algo que atinge principalmente países cujas indústrias audiovisuais estão pouco desenvolvidas e se gerem maioritariamente à base de subsídios. Irá ser feita uma contextualização da situação legal atual, tendo Portugal como país de referência para estes acontecimentos. A partir de um estudo bibliográfico será estudado o lado artístico, social e legal da autoria no cinema e na televisão. O objetivo deste estudo é dar a conhecer algumas das problemáticas ligadas à autoria, ao CDADC e como se podem utilizar obras televisivas e cinematográficas com o propósito de ensino, sem infringir a legislação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcinemapor
dc.subjecttelevisãopor
dc.subjecttelevisionpor
dc.subjectautoriapor
dc.subjectauthorshippor
dc.subjectobras conjuntaspor
dc.subjectcollective workspor
dc.titleQuando a autoria a solo não é suficientepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2675/2583por
oaire.citationConferenceDate5 maio - 6 maio 2017por
sdum.event.title4.º Congresso Literacia, Media e Cidadaniapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage194por
oaire.citationEndPage205por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationLiteracia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 4.º Congressopor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coelho_2017_LMC.pdf83,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID