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https://hdl.handle.net/1822/54020
Título: | Figurações de corpo no espontâneo do fotojornalismo digital: a não-pose e a desfiguração |
Outro(s) título(s): | Figurations of the body in the snapshot of digital photojournalism: the non-pose and disfiguration |
Autor(es): | Lins, Alene Oliveira, Madalena Santos, Luís António |
Palavras-chave: | Espontâneo no fotojornalismo Não-pose Imagem social Estética do grotesco Snapshot in photojournalism Non-pose Social image Aesthetics of the grotesque |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Resumo(s): | Este artigo analisa as alterações tecnológicas que modificaram o espontâneo do fotojornalismo. Antes, o espontâneo era resultado da técnica e perícia do fotógrafo. Atualmente, graças a uma espécie de “agilidade” das câmaras fotográficas, ele tornou-se uma prática possível a qualquer foto-repórter. As fotografias sequenciais tornam o corpo do sujeito retratado um elemento manipulável do processo editorial. Em figurações que privilegiam gestos não concretizados e desfigurações, algumas imagens publicadas na imprensa alteram simbolicamente a representação social do retratado. O estudo apresentado neste artigo também aponta para o uso de uma estética do grotesco presente nas expressões, nos gestos e postura do sujeito fotografado e para um discurso do espontâneo como um regime de poder exercido pela imprensa. This article analyses the technological changes that have modified the snapshot in photojournalism. Formerly, snapshot was a result of the technique and expertise of the photographer. Today, due to a kind of “agility” of the cameras, it has become a possible practice for any photo-reporter. Sequential photographs turn the portrayed subject’s body into a pliant element of the editorial process. In figurations that privilege unfulfilled gestures and disfigurements, some images published by the press symbolically alter the social representation of the person portrayed. The study described within this paper also points to the use of an aesthetic of the grotesque, present in the expressions, gestures and posture of the subject photographed and to a discourse of the snapshot as a regime of power exerted by the press. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54020 |
DOI: | 10.17231/comsoc.32(2017).2769 |
ISSN: | 1645-2089 |
e-ISSN: | 2183-3575 |
Versão da editora: | http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2769 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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