Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54020

TítuloFigurações de corpo no espontâneo do fotojornalismo digital: a não-pose e a desfiguração
Outro(s) título(s)Figurations of the body in the snapshot of digital photojournalism: the non-pose and disfiguration
Autor(es)Lins, Alene
Oliveira, Madalena
Santos, Luís António
Palavras-chaveEspontâneo no fotojornalismo
Não-pose
Imagem social
Estética do grotesco
Snapshot in photojournalism
Non-pose
Social image
Aesthetics of the grotesque
DataDez-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
Resumo(s)Este artigo analisa as alterações tecnológicas que modificaram o espontâneo do fotojornalismo. Antes, o espontâneo era resultado da técnica e perícia do fotógrafo. Atualmente, graças a uma espécie de “agilidade” das câmaras fotográficas, ele tornou-se uma prática possível a qualquer foto-repórter. As fotografias sequenciais tornam o corpo do sujeito retratado um elemento manipulável do processo editorial. Em figurações que privilegiam gestos não concretizados e desfigurações, algumas imagens publicadas na imprensa alteram simbolicamente a representação social do retratado. O estudo apresentado neste artigo também aponta para o uso de uma estética do grotesco presente nas expressões, nos gestos e postura do sujeito fotografado e para um discurso do espontâneo como um regime de poder exercido pela imprensa.
This article analyses the technological changes that have modified the snapshot in photojournalism. Formerly, snapshot was a result of the technique and expertise of the photographer. Today, due to a kind of “agility” of the cameras, it has become a possible practice for any photo-reporter. Sequential photographs turn the portrayed subject’s body into a pliant element of the editorial process. In figurations that privilege unfulfilled gestures and disfigurements, some images published by the press symbolically alter the social representation of the person portrayed. The study described within this paper also points to the use of an aesthetic of the grotesque, present in the expressions, gestures and posture of the subject photographed and to a discourse of the snapshot as a regime of power exerted by the press.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54020
DOI10.17231/comsoc.32(2017).2769
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2769
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lins_Oliveira_Santos_2017_CS_PT.pdf324,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Lins_Oliveira_Santos_2017_CS_EN.pdf325,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID