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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorIgreja, Carlapor
dc.contributor.authorTeixeira, Andreia Sofia da Costapor
dc.contributor.authorCasais, Beatriz Graça Luzpor
dc.date.accessioned2018-04-09T11:47:46Z-
dc.date.available2018-04-09T11:47:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2183-5594por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54097-
dc.description.abstractObjetivo: averiguar o impacto dos relacionamentos interpessoais (entre os prestadores de serviços e os alunos) e o grau de relacionamento na qualidade percebida e na satisfação no Ensino Superior Público Politécnico em Portugal. Desenho/metodologia/abordagem: a metodologia é exploratória e procedeu-se a uma análise na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O método utilizado é de caráter descritivo, de natureza quantitativa e teve por base um inquérito presencial que aplica o modelo SERVQUAL e uma escala de avaliação do grau de relacionamento e da estratégia de fidelização. Resultados: os cento e oitenta e dois inquéritos aplicados aos alunos da ESCE evidenciam que a dimensão empatia é aquela em que as perceções mais se aproximam das expetativas entre as cinco dimensões do modelo SERVQUAL. A dimensão com menores diferenças (gap) entre as perceções e expetativas é a empatia (-0.76). A dimensão segurança ocupa a segunda dimensão percebida com menor diferença (-0.77). De seguida, seguem-se as dimensões capacidade de resposta (-0.79), fiabilidade (-0.91) e tangibilidade (-1.35). Os resultados evidenciam que existe um grau de relacionamento e uma estratégia de fidelização por parte da escola em relação aos alunos. Assim, a instituição deverá continuar a investir na dimensão empatia e no marketing relacional para potenciar a qualidade percebida e a satisfação dos alunos. Originalidade/valor: os relacionamentos são fontes de valor na qualidade percebida e satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Público Politécnico em Portugal.por
dc.description.sponsorshipAndreia Teixeira agradece à Fundação para a Ciência e Tecnologia pela bolsa de pós-doutoramento SFRH/BPD/ 86383/ 2012, financiada por fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Fundo Social Europeu através do POCH - Programa Operacional Capital Humanopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherISAG – European Business Schoolpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F86383%2F2012/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectMarketing Relacionalpor
dc.subjectSERVQUALpor
dc.titleRelacionamentos na qualidade percebida do Ensino Superior Politécnico: um estudo exploratóriopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/218/218-SI-ICABMpor
oaire.citationStartPage263por
oaire.citationEndPage282por
oaire.citationIssueSpecial Issuepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEuropean Journal of Applied Business and Managementpor
Aparece nas coleções:EEG - Artigos noutras revistas, com arbitragem científica

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