Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54692
Título: | Formação e-learning: um estudo de caso centrado na melhoria das práticas formativas |
Outro(s) título(s): | E-learning training: a case study focused on improving training practices |
Autor(es): | Gomes, José Manuel Pereira |
Orientador(es): | Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Formação Educação a distância e-Learning Aprendizagem ao longo da vida Training Distance education Lifelong learning |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A revolução tecnológica centrada nas tecnologias de informação imprimiu um conjunto de
mudanças significativas nos mais variados domínios da sociedade. De entre essas mudanças,
destacam-se a globalização das economias, a flexibilização do trabalho e o aumento do acesso à
informação e ao conhecimento. Todavia, estas mudanças trouxeram novos desafios para os
indivíduos. Um dos desafios mais prementes passa pela necessidade de uma permanente
atualização dos conhecimentos e das competências de modo a responder às exigências impostas
pela “sociedade informacional” onde a mudança afigura-se como constante (Castells, 2002).
Neste quadro, a formação profissional e contínua afigura-se como uma condição necessária para
adaptação dos indivíduos aos quesitos da nova sociedade. Por outro lado, é também decorrente
dos desenvolvimentos da tecnologia de informação e comunicação que emerge uma nova forma
de aprendizagem: o e-learning. Enquanto forma de Educação a Distância, o e-learning configurase
uma estratégia de ensino-aprendizagem que recorre à utilização de dispositivos eletrónicos para
fins de mediatização do conhecimento. Contudo, apesar de vantajosa, a adoção do e-learning
também apresenta alguns desafios que precisam de ser identificados e ultrapassados de modo a
potenciar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Por sua vez, é neste âmbito que se
insere este trabalho. Este relatório é resultado do estágio curricular realizado na TecMinho, no
âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, especialização em Formação, Trabalho e
Recursos Humanos. A elaboração deste relatório, para além de procurar fundamentar o processo
de aprendizagem desenvolvido, mediante a frequência do estágio curricular, seguiu o objetivo
principal de analisar alguns dos cursos e-learning da TecMinho, no sentido da identificação dos
seus pontos fortes e fracos, com vista à apresentação de algumas sugestões de melhoria. Neste
quadro, o presente relatório seguiu uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo como
método de investigação o estudo de caso. The technology revolution focused on information technologies has produced a number of significant changes in the most varied areas of society. Among these changes are the globalization of economies, the flexibilization of labour and the increase of access to information and knowledge. However, these changes have brought new challenges for individuals. One of the most pressing challenges is the need for a constant updating of knowledge and skills in order to respond to the demands imposed by the information society, where change seems constant (Castells, 2002). In this context, vocational and continuing training appears as a necessary condition for the adaptation of individuals to the requirements of the new society. On the other hand, it is also result of developments in information and communication technology that a new form of learning emerges: e-learning. As a form of Distance Education, e-learning is a teaching-learning strategy that uses the use of electronic devices for the purposes of mediation of knowledge. However, although it is advantageous, the adoption of e-learning also presents some challenges that need to be identified and surpassed in order to enhance the success of the teaching-learning process. In turn, it is within this scope that this work is inserted. This report is the result of the curricular internship realized at TecMinho, in the scope of the second year of the Master in Education, specialization in Training, Work and Human Resources. The preparation of this report, in addition to seeking to support the developed learning process through the frequency of the curricular internship, followed the main objective of analysing some of the TecMinho e-learning courses, in order to identify their strengths and weaknesses, with a view to submit some suggestions for improvement. In this context, this report has followed a predominantly qualitative approach, with the case study as the research method. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54692 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose Manuel Pereira Gomes.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 2,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |