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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrecioso, Josépor
dc.contributor.authorAmorim, Dora Fabiana Machadopor
dc.date.accessioned2018-05-08T10:11:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54698-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Formação da Universidade do Minho. Durante o estágio foi desenvolvido um projeto com intervenções dirigidas a sete turmas do 4º ano de escolaridade e a pais e/ou familiares das crianças dessas turmas. O projeto incide na área da educação para a saúde, mais concretamente, a educação alimentar nas escolas, utilizando a formação e supervisão como estratégia. O projeto consistiu em desenhar, implementar e avaliar uma intervenção multicomponente para promover a melhoria de conhecimentos em matéria de alimentação saudável e na adoção de escolhas saudáveis. A intervenção ao nível das crianças foi feita através de cinco sessões de formação em salas de aula onde foram abordados vários temas inseridos no âmbito da educação alimentar e da alimentação saudável. A intervenção ao nível dos pais consistiu na dinamização de três sessões dirigidas por Técnicas de Saúde abordando a temática em questão de uma forma mais sintética e geral, no entanto, assertiva. Como instrumento de avaliação das intervenções e também de supervisão, foram aplicados nas turmas, inquéritos por questionário, antes e depois da intervenção, de forma a analisar a evolução os comportamentos, hábitos e preferências alimentares, assim como conhecimentos. Os resultados da intervenção mostraram que as ações desenvolvidas surtiram um efeito positivo nos comportamentos das crianças e, essencialmente, nas perceções sobre o “mundo” da alimentação, nomeadamente, uma evolução nos conhecimentos acerca da roda dos alimentos, do consumo de água e da frequência recomendada do consumo de alguns alimentos. Ao nível dos comportamentos, surgiram mudanças positivas e mais evidentes, no consumo de legumes, fruta, água e nos alimentos presentes nos lanches. Além disso, a concretização deste projeto evidencia a importância da educação alimentar nas escolas e a necessidade de intervenções contínuas que envolvam os pais, com espaço para uma adaptação constante aos contextos de ação.por
dc.description.abstractThis report is a result of the Internship of the Master in Educational Mediation and Training Supervision of University of Minho. During the internship it was developed a project with interventions in seven 4th grade classes and to parents and / or relatives of the children of these classes. The project focuses on health education, more specifically, food education in schools, using training and supervision as a strategy. The project consisted in designing, implementing and evaluate a multicomponent intervention to promote the improvement of the knowledge about healthy eating and healthy choices. The intervention at the younger level (children) was completed through five training sessions in classrooms where several themes inserted in the scope of food education and healthy eating were approached. The intervention at the parental level consisted in stimulating three sessions guided by Health Technicians that addressed the topic in a more synthetic and general, however, assertive manner. As a tool for evaluating interventions and also for supervising, surveys were applied in the classes, before and after the interventions, in order to analyse the evolution of behaviours, habits and food preferences as well as knowledge. The results of the interventions showed that the activities that were developed had a positive effect on the children's behaviours and, essentially, on their perceptions about the "world" of food, more specifically, an evolution in knowledges about the food wheel, water consumption and recommended frequency of consumption of some foods. At the behavioral level, positive and more clear changes have emerged, in consumption of vegetables, fruit, water and included food in snacks. In addition, the implementation of this project highlights the importance of food education in schools and the need for continuous interventions that involve the parents, with room for constant adaptation to other contexts of action.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação alimentarpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectFood educationpor
dc.subjectHealthpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectTrainingpor
dc.titleA formação como estratégia na promoção de estilos de vida saudáveis na escolapor
dc.title.alternativeTraining as a strategy in the promotion of healthy lifestyles at schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201870460por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Relatório de Estágio Dora Amorim PG30783.pdf
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