Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54708

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Esmeraldinapor
dc.contributor.authorPereira, Ana Raquel Rodriguespor
dc.date.accessioned2018-05-09T08:24:06Z-
dc.date.available2021-01-01T07:01:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54708-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho, Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA avaliação é um dos momentos importantes do processo da formação, pois, permite produzir informações válidas para a melhoria de futuras ações, conciliando os interesses dos trabalhadores e as necessidades organizacionais. Mais que determinar o alcance dos objetivos, a avaliação possibilita identificar e refletir sobre as modificações que se esperam sentir no exercício profissional e consequentemente na organização. O presente projeto de investigação/intervenção desenvolvido no âmbito do estágio recaiu na avaliação da formação numa empresa da indústria metalomecânica, no qual foram analisadas as várias perspetivas dos diferentes intervenientes, (formandos, formador, chefia, Responsável de Recursos Humanos) e as mudanças nutridas após a realização de três cursos. Esta análise foi sustentada pela aplicação de diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente de inquéritos por questionários e entrevistas. De acordo, com o modelo de Kirkpatrick, os dados obtidos recaíram: na opinião dos formandos e formadores na dinâmica do campo pedagógico; no testemunho de transferência de conhecimentos por parte dos formandos para o seu exercício profissional; na perspetiva das chefias, para a compreensão das mudanças existentes nos sectores; no parecer da Responsável de Recursos Humanos, sobre o impacto que as ações tiveram nos resultados organizacionais. Mais que um exercício reflexivo, este projeto permite-nos compreender o que deve ser implementado e aperfeiçoado em futuras formações. Compreendemos que em condição geral, as apreciações dos formandos, chefias e Responsável de Recursos Humanos são similares pois descrevem o contributo que as formações deram para o melhoramento do exercício dos indivíduos. No entanto, são detetadas algumas exceções no que concerne à transferência de conhecimentos e à melhoria em cem por cento dos sectores.por
dc.description.abstractThe evaluation is one of the most important stages of the training process. It allows to produce valid information for the improvement of future actions, reconciling the interests of the workers and the organizational requirements. More than determining the achievement of the goals, the evaluation makes it possible to identify and reflect on the changes that are expected in the professional practice and consequently in the organization. This research / intervention project was developed during the internship and the main point of investigation was the evaluation of training in a metalworking industry company considering the different perspectives of the different stakeholders (trainees, trainer, manager, Human Resources Manager) and to notice the changes that were analyzed after completing three courses. This analysis was supported by the application of different data collection techniques, including questionnaire surveys and interviews. According to Kikpatrick's model, the data obtained were repeted: in the opinion of the trainees and trainers in the dynamics of the pedagogical field; in the opinion of the transference of knowledge by the trainees for their professional exercise; from the management perspec-tive, to understand the changes in the sectors; in the opinion of the Human Resources Man-ager, on the impact that the actions had on the organizational results. More than a reflexive exercise, this project allows us to understand what should be implemented and improved in future formations. We can understand that in general, the evaluations of the trainees, managers and Human Resources Manager are similar, they describe the contribution that the formations gave to the improvement of the exercise of the each person. However, a few exceptions are noted regarding the transfer of knowledge and improvement in one hundred percent of the sectors.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.titleA avaliação da formação: o caso de uma empresa de metalomecânicapor
dc.title.alternativeThe evaluation of training: the case of metalworking companypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201858274por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Rodrigues Pereira.pdfRelatório de Estágio2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID