Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54858

TítuloImpacto da alteração da embalagem na validade do produto: validação de testes acelerados em refrigerantes
Autor(es)Vieira, Fátima de Jesus Carvalho
Orientador(es)Oliveira, J. M.
Martins, Marco Duarte
Palavras-chaveRefrigerantes
Prazo de validade
Embalagens
Provas sensoriais
Testes acelerados
Soft drinks
Shelf-life
Packaging
Sensorial tests
Accelerated tests
Data2017
Resumo(s)O mercado dos refrigerantes apresenta-se cada vez mais competitivo e a embalagem assume um papel preponderante para as empresas. A Etanor/Penha comercializa refrigerantes apenas em garrafas de politereftalato de etileno (PET) e pretende manter o estudo sobre o impacto da embalagem nas características organoléticas dos produtos. Face à concorrência e à mudança do mercado, este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o efeito do material da embalagem e da temperatura do seu armazenamento no prazo de validade dos refrigerantes. Além disso, pretendeu-se implementar testes acelerados para estimar o tempo de prateleira dos produtos. Para alcançar os objetivos definidos escolheu-se o produto com menor prazo de validade (Refrigerante A) e estudou-se o efeito da temperatura em garrafas PET (4 °C e 23 °C) e o tipo de material (vidro e PET) a 23 °C. Realizaram-se provas sensoriais mensais como método de controlo de qualidade dos produtos, por um painel de provadores especializado e por outro não treinado. Paralelamente, definiram-se as condições ótimas de temperatura para a execução de testes acelerados ao Refrigerante B, aplicando o modelo de Arrhenius. As provas organoléticas foram, também, o procedimento selecionado para quantificar a deterioração do produto. Com o acompanhamento real do prazo de validade do produto verificou-se que as garrafas de vidro preservaram melhor as características sensoriais comparativamente às embalagens PET. No entanto, a manutenção do refrigerante a 4 °C em embalagens PET permitiu conservar todas as suas propriedades organoléticas. O painel não treinado sentiu uma alteração significativa no produto mais tarde do que painel especializado mas com uma classificação semelhante. Relativamente aos testes acelerados, o tempo de prateleira estimado aproximou-se do valor real definido pela empresa. Os resultados obtidos permitiram concluir que a embalagem de vidro conservou as características organoléticas do Refrigerante A, assim como a refrigeração do produto. A implementação de testes acelerados foi bem-sucedida para o refrigerante em estudo. Concluiu- -se, ainda, que uma redução de 0,5 g na pré-forma utilizada não teve impacto significativo nas propriedades organoléticas do produto.
The soft drinks market is becoming increasingly competitive and the packaging plays a key role for the companies. Etanor/Penha sells soft drinks only in polyethylene terephthalate (PET) bottles and intends to maintain the study on the impact of packaging on the organoleptic characteristics of the products. Due to competition and market fluctuations, this work was developed with the objective of studying the effect of packaging material and the temperature of its storage in the shelf-life of soft drinks. In addition, it was intended to implement accelerated tests to predicting shelf-life. In order to obtain the defined objectives, the product of lower shelf life (Soft Drink A) was chosen and the effect of temperature on PET bottles (4 °C and 23 °C) and type of material (glass and PET) at 23 °C were studied. Monthly sensorial tests were carried out as a method of quality control for the products, by a trained as well an untrained panel. At the same time, optimum temperature conditions were defined to perform accelerated tests on the Soft Drink B, applying the Arrhenius model. Again, the organoleptic tests were the procedure selected to quantify the deterioration of the product. With a real shelf-life monitoring of the product, it was found that the glass bottles preserved better the sensorial characteristics than PET packaging. However, maintaining the refrigerant at 4 °C in PET bottles allowed to conserve all organoleptic properties. The untrained panel felt a significant change in the product later than the trained panel but with a similar classification. Regarding the accelerated tests, the shelf-life obtained approached the real value defined by the company. The obtained results allowed to conclude that the glass packaging preserved the organoleptic characteristics of Soft Drink A as well as refrigeration of the product. The implementation of accelerated tests was successful for the soft drink under study. Furthermore, it was found that a reduction of 0.5 g in the preform used had not significant impact on the organoleptic properties of the product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biológica (área de especialização em Tecnologia Química e Alimentar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54858
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEB - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
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