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https://hdl.handle.net/1822/54942
Título: | Empoderamento de indivíduos e comunidades: a educação face à produção de vulnerabilidades |
Outro(s) título(s): | Empoderamiento de individuos y comunidades: la educación relacionada a la generación de vulnerabilidad social Empowerment of individuals and communities: education facing the production of vulnerabilities |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Vulnerabilidades Empoderamento Indivíduos e comunidades Educación Empoderamiento Individuos y comunidades Education Vulnerabilities Empowerment Individuals and communities |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de Concepción |
Revista: | Paideia: Revista de Educación |
Resumo(s): | Este artigo investiga a possibilidade de articular a educação com o empoderamento de indivíduos e comunidades partindo do pressuposto, ou da hipótese de trabalho, de que o empoderamento, desenvolvendo as capacidades de enfrentamento (coping capacities) dos atores sociais a perigos ou ameaças do meio, é uma importante ferramenta para reagir às vulnerabilidades socialmente produzidas nos contextos onde se responde às crises económicas e financeiras cortando nos direitos, degradando a cidadania social e precarizando as condições de vida de amplas camadas da população, especialmente as mais expostas aos novos riscos sociais. A conclusão do artigo, validando a hipótese de trabalho, reconhece que o poder de agir dos indivíduos e das comunidades, mesmo lesado ou diminuído, pode ser recuperado pelas práticas pedagógicas de empoderamento democrático nas suas diversas modalidades Este artículo investiga la posibilidad de articular la educación con el empoderamiento de individuos y comunidades. La suposición o hipótesis de trabajo es que dicho empoderamiento, al promover el desarrollo de las capacidades de afrontamiento (coping capacities) de los actores sociales a los peligros o amenazas del entorno, funciona como una herramienta importante para reaccionar a las vulnerabilidades socialmente producidas. Esto, en contextos donde se reacciona a las crisis económicas y financieras dando un corte en los derechos, disminuyendo la ciudadanía social y precarizando las condiciones de vida de amplios sectores de la población, especialmente los más expuestos a nuevos riesgos sociales. La conclusión del artículo, validando la hipótesis de trabajo, reconoce que el poder de actuar de los individuos y de las comunidades, incluso lesionado o disminuido, puede ser recuperado por las prácticas pedagógicas de empoderamiento democrático en sus diversas modalidades. This article investigates the possibility of articulating education with the empowerment of individuals and communities based on the assumption, or the work hypothesis, that empowerment, by developing the coping capacities of social actors to the dangers or threats of the environment, is an important tool to react to socially produced vulnerabilities in contexts where the response to economic and financial crises is cutting people’s rights, degrading social citizenship and precarious living conditions of large sections of the population, particularly those most exposed to the new social risks. The conclusion of the article, validating the hypothesis of work, acknowledges that the power to act of individuals and communities, even damaged or diminished, can be retrieved by the pedagogical practices of democratic empowerment in its various modalities. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54942 |
ISSN: | 0716-4815 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Empoderamento de indivíduos e comunidades- Paideia Revista de Educación.pdf | 475,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |