Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55024
Título: | Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar |
Autor(es): | Zamith-Cruz, Judite Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Sobredotação Bullying Método Biográfico Insucesso escolar Giftedness Bullying Biographical Method School failure |
Data: | Jan-2017 |
Editora: | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) |
Revista: | Sobredotação |
Citação: | Zamith-Cruz, J., & Carvalho, M. L. (2017). Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação, 15(1), 269-284. |
Resumo(s): | Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas
como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e
escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o
método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes
narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado
o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos
sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou
psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas,
apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se
“importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas
de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando
o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática We had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographical narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggression, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injury. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55024 |
ISSN: | 0875-0106 |
Versão da editora: | https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sobredotação e bullying.pdf | 179,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |