Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55156

TítuloCapacidades, competências e marcas identitárias das pessoas com deficiência. As opiniões de jovens estudantes portugueses e mexicanos
Outro(s) título(s)Skills, competences and marks of identity of people with disabilities. The opinions of young Portuguese and Mexican students
Capacidades, competencias y marcas identitarias de las personas con deficiencia. Las opiniones de los estudiantes portugueses y mexicanos jóvenes
Autor(es)Veiga, Carlos
Arzate Salgado, Jorge
Palavras-chaveDeficiência
Pessoas com deficiência
Jovens
Opiniões
Disability
Disabled people
Youth
Opinions
Deficiencia
Personas con discapacidad
Jóvenes
Opiniones
Data2017
EditoraCive Morum
RevistaJournal of Studies on Citizenship and Sustainability
CitaçãoVeiga, C. & Arzate, J. (2017). Capacidades, competências e marcas identitárias das pessoas com deficiência. As opiniões de jovens estudantes portugueses e mexicanos. Journal of Studies on Citizenship and Sustainability, 3, 120-136
Resumo(s)Trata-se de um estudo exploratório e de tipo quantitativo, no qual foi aplicado um inquérito por questionário, redigido em língua portuguesa e em língua espanhola, a duas amostras de jovens estudantes (200 mexicanos e 279 portugueses). As amostras foram escolhidas por conveniência em 9 escolas básicas de ambos os países. Os resultados mostram que maioria dos jovens estudantes portugueses e mexicanos assumem globalmente uma visão inclusiva sobre as capacidades, competências e marcas identitárias das pessoas com deficiência. Embora, entre os estudantes dos dois países existam algumas diferenças na expressão das opiniões, os resultados obtidos são estruturalmente semelhantes. Portanto, os resultados não apontam as diferenças culturais e o contacto com a deficiência como relevantes na formação das opiniões sobre algumas capacidades, competências e marcas identitárias das pessoas com deficiência.
This is an exploratory and quantitative study in which a survey, written in Portuguese and Spanish, was conducted in two samples of young students (200 Mexican and 279 Portuguese). For convenience, samples were selected from nine basic schools in both countries. The results show that most young Portuguese and Mexican students take an inclusive view of the capacities, competences and identity marks of people with disabilities. Although differences were found between students in the two countries, the results obtained are structurally similar. Therefore, our study does not confirm the findings of others that consider cultural and contact differences relevant in the formation of some opinions about skills, competences and marks of identity of people with disabilities.
Este es un estudio de tipo exploratorio y cuantitativo, que se aplicó un cuestionario, escrito en portugués y español, las dos muestras de jóvenes estudiantes (200 mexicanos y 279 portugueses). Las muestras fueron elegidas por conveniencia en 9 escuelas básicas de ambos países. Los resultados muestran que la mayoría de los estudiantes portugueses y mexicanos jóvenes suelen tener una visión completa de las habilidades, competencias y marcas de identificación de las personas con deficiencia. Aunque entre los estudiantes de ambos países existen algunas diferencias en la expresión de las opiniones, los resultados obtenidos son estructuralmente similares. Por lo tanto, los resultados no apuntan a las diferencias culturales y el contacto con la deficiencia como relevantes en la formación de las opiniones sobre algunas capacidades, competencias y marcas identitarias de las personas con deficiencia.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55156
ISSN2183-7252
Versão da editorahttp://civemorum.com.pt/artigos/1/JSCS.3_Veiga%20&%20Salgado_p120.136.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Veiga_Salgado_capacidadescompetenciasmarcas.pdf675,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID