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dc.contributor.authorAraújo, Emília Rodriguespor
dc.contributor.authorBarros, Victor Freitas Azeredopor
dc.date.accessioned2018-07-11T08:42:11Z-
dc.date.available2018-07-11T08:42:11Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationAraújo, E. & Barros, V. (2017). Modo deadline: uma análise sobre o tempo das mulheres académicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(22), 173-186.por
dc.identifier.issn1983-6597por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55271-
dc.description.abstractAo relacionarmos o tempo na academia e na ciência em uma perspectiva de género como condição/pressuposto de partida, são inúmeras as questões que se levantam e que ultrapassam os indicadores atuais relativos à comparação entre a situação dos homens e das mulheres na academia e na ciência. O grau e valorização das unidades curriculares, cargos, áreas científicas, perfis e temas de investigação, as modalidades de financiamento e até mesmo a escolha de uma carreira de investigação devem ser equacionadas enquanto questões de género e correlacionadas com o uso, experiência, implicações e percepções do fator tempo pelas mulheres académicas nestas questões. Este artigo tem como objetivo explicitar alguns dos traços principais dos usos do tempo, por parte das mulheres académicas, identifi cando algumas das suas implicações para a política académica e científica a nível institucional. A partir da análise de resultados provenientes de um cruzamento de estudos realizados envolvendo entrevista e observação, percebe-se claramente como as narrativas femininas sobre o tempo tendem a relativizar as dificuldades individuais na administração e alocação do tempo, face à importância atribuída à necessidade de responder a exigências de caráter estrutural nas instituições. Nesta perspetiva, destaca-se o interesse em aprofundar a consciencialização sobre questões de genéro, incluindo o aprimoramento de indicadores para estudo e intervenção consentanêa com a promoção da igualdade de género em contexto académico.por
dc.description.abstractThis text seeks to explain some of the main features of the modes how academic women experience and use time, idennifying some os its imlications for science policy. Analysing data provided by some studies done by the author, involving interviews and observation, it is argued that feminine narratives tend to weaken the strength of the individual difficulties for administrating and allocating time, as regards the importance they attached to the need they feel to respond to requirements imposed upon them by structural demands. Finally, the text makes some considerations about how science policy benefits from the consideration of gender in its intersectionality.por
dc.description.abstractEste texto tiene como objetivo explicar algunas de las principales características de los usos del tiempo, por las mujeres académicas, expicitando algunas de sus implicationes para la politica cientifica. A partir del análisis de los resultados de unos estudios realizados por la autora a partir de entrevistas y observación se conclui que las narrativas de las mujeres sobre el tiempo tienden a relativizar las dificultades individuales en la gestión y asignación de tiempo, dada la importancia que se concede a la necesidad que sienten para responder a los requisitos que consideran impuestas por el sistema de evaluación de carreras y la actividad académica y la investigación. Por último, el texto hace algunas consideraciones sobre cómo la política para la ciencia puede retirar beneficios de la explicación de la variable de género en su interseccionalidad.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectTempopor
dc.subjectTemporalidadepor
dc.subjectAcademiapor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectTimepor
dc.subjectTemporalitypor
dc.subjectAcademypor
dc.subjectSciencepor
dc.subjectGeneropor
dc.subjectTiempopor
dc.subjectTemporalidadpor
dc.subjectAcademiapor
dc.subjectCienciapor
dc.titleModo deadline: uma análise sobre o tempo das mulheres académicaspor
dc.title.alternativeDeadline mode: an analysis about academic women’s timepor
dc.title.alternativeModo deadline: una análisis al tiempo de las mujeres académicaspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6440por
oaire.citationStartPage173por
oaire.citationEndPage186por
oaire.citationIssue22por
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.eissn2358-1425por
dc.identifier.doi10.20952/revtee.v10i22.6440por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista Tempos e Espaços em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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