Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55414

TítuloRedes colaborativas e desenvolvimento de destinos turísticos: o turismo em Chaves visto numa perspetiva em rede
Outro(s) título(s)Cooperative networks and tourist destinations development: tourism in Chaves seen from a network perspective
Autor(es)Araújo, Ana Rita Gonçalves
Orientador(es)Schwedler, Moritz Von
Palavras-chaveTurismo
Redes colaborativas
Diferenciação
Estratégia
Chaves
Tourism
Cooperative networks
Differentiation
Strategy
Data2018
Resumo(s)O turismo tem vindo a assumir uma posição cada vez mais importante, tornando-se num dos setores que mais cresce em Portugal. É observável que o turismo em Chaves também tem ganho importância. É do interesse da cidade e das organizações locais desenvolver estratégias para tirar um maior proveito do turismo. Devido à existência de uma elevada oferta de destinos turísticos e aos potenciais benefícios que o turismo pode gerar, é crucial que a cidade se torne num destino turístico aliciante através da criação de estratégias inovadoras que lhe confiram uma identidade única. Este não é um trabalho unilateral duma única entidade. A cooperação ativa entre diversos atores com atividades direta ou indiretamente ligadas ao turismo pode gerar oportunidades no turismo. Neste estudo pretende-se perceber de que modo é que as organizações locais, trabalhando em conjunto, são capazes de tornar a cidade de Chaves mais atrativa para os turistas. Para dar resposta a esta questão de partida faz-se uma análise da estrutura do turismo na cidade, descriminase como é possível aumentar atratividade turística da cidade, analisa-se a estrutura relacional dos atores turísticos estudados, e compreende-se a importância da colaboração em rede para a competitividade turística e para o desenvolvimento da cidade e da região, procurando detetar dificuldades ao desenvolvimento dessas redes. A pesquisa realizada é qualitativa e possui natureza descritiva e exploratória. Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas em sete organizações que são afetadas com o aumento do turismo na cidade de Chaves. Com este estudo conclui-se que o aumento do turismo em Portugal e a procura dos turistas por experiências autênticas são oportunidades que podem ser captadas por pequenas cidades do interior do país como Chaves. Uma cidade deve ser capaz de oferecer uma oferta diferenciada para se destacar de outros destinos turísticos. Uma forma duma cidade como Chaves se diferenciar passa pelo desenvolvimento de estratégias cooperativas através de redes organizacionais locais envolvendo atores diversos do município e municípios vizinhos que contribuam em conjunto para criar um destino turístico único.
Tourism has come to assume an increasingly more important position, becoming one of the fastest growing sectors in Portugal. It is observable that tourism in Chaves has also gained preeminence. It is in the interest of the city and of local organizations to develop strategies in order to make the most of tourism. Due to the existence of a high demand for tourist destinations and the potential benefits that tourism may generate, it is crucial that the city becomes an attractive tourist destination through the creation of innovative strategies that may endow it with a unique identity. This is not a unilateral work of a single entity. Active cooperation between several players with activities more or less connected to tourism may generate opportunities in tourism. This study intends to understand in what way local organizations, working together, are capable of making the city of Chaves more appealing for tourists. To answer this starting question, an analysis of the structure of tourism in the city is undertaken, discriminates how it is possible to increase the tourist attractiveness of the city, in which the relationship structure of the tourist players under scrutiny is evaluated, to understand the importance of network cooperation in touristic competitiveness and the development of the city and the region, looking for difficulties found in developing those networks. Research undertaken is qualitative and of a descriptive and exploratory nature. Eight semi-structured interviews were made in seven organizations affected by the increase of tourism in the city of Chaves. With this study, it can be concluded that the increase of tourism in Portugal and tourist demand for authentic experiences are opportunities that may be seized by small inner cities like Chaves. A city should be able to offer a differentiated offer in order to stand out among other tourist destinations. A way for a city like Chaves to stand out is to develop cooperative strategies through local organizational networks involving diverse players in the municipality and neighboring municipalities that together contribute to create a unique tourist destination.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55414
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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