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https://hdl.handle.net/1822/55443
Título: | Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Políticas educativas accountability testes estandardizados exames nacionais rankings educational policies standardized tests national examinations |
Data: | 2009 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Revista: | Revista Lusófona de Educação |
Citação: | Afonso, A. J. (2009). Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, 13, 13-29. |
Resumo(s): | O conceito de accountability é, em geral, polissémico e denso. Contudo, eu pretendo, neste texto, mencionar apenas alguns dos aspectos da sua contextualização ampla em termos teórico-conceptuais. Associo o conceito de accountability a três dimensões articuláveis: avaliação, prestação de contas e responsabilização. Depois, analiso algumas das relações entre avaliação e accountability tendo como pretexto os testes estandardizados, os exames nacionais e os rankings. Finalmente, concluo que a accountability baseada apenas nestes procedimentos é uma forma parcelar, incompleta e redutora face à complexidade e pluralidade dos objectivos, missões e funções da educação escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55443 |
ISSN: | 1645-7250 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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