Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55445

TítuloGestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacronia
Outro(s) título(s)Management, autonomy and accountability in State-funded schools in Portugal: a brief diachronic analysis
Gestión, autonomía y accountability en la escuela pública portuguesa: breve diacronía
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveEscola pública
Direcção e gestão
Autonomia
Accountability
State-funded schools
Direction and management
Autonomy
Escuela pública
Dirección y gestión
Autonomía
Data2010
EditoraAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
RevistaRevista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE)
CitaçãoAfonso, A. J. (2010). Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: Breve diacronia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), 26(1), 13-30.
Resumo(s)Num primeiro momento, para situar o leitor menos familiarizado com a temática, o artigo faz uma breve apresentação da evolução dos modelos de direcção e gestão que se foram sucedendo, nas últimas décadas, no que diz respeito à escola pública em Portugal. Em seguida, apresentam-se algumas dimensões dos modelos de direcção e gestão, mais recentemente adoptados, bem como algumas dimensões do programa de avaliação externa das escolas, os quais sugerem uma presença crescente, mas ainda muito ténue, da problemática da accountability.
With the purpose of guiding the reader that is less familiar with the theme approached, the first part of this article includes a brief presentation of the development of direction and management models of State-funded schools in Portugal that can be observed in the last decades. Afterwards, several specific dimensions of models that have been recently adopted are explored. This analysis suggests a rising importance, although still feeble, of the theme of accountability
En un primer momento, para situar al lector menos familiarizado con la temática, el artículo hace una breve presentación de los modelos de dirección y gestión que se fueron sucediendo, en las últimas décadas, en relación a la escuela pública en Portugal. A continuación, se presentan algunas dimensiones de los modelos de dirección y gestión adoptados más recientemente, los cuales sugieren una presencia creciente, aunque todavía algo tenue, de la problemática de la accountability
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55445
DOI10.21573/vol26n12010.19678
e-ISSN2447-4193
Versão da editorahttp://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19678
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa.pdf334,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID