Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55445
Título: | Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacronia |
Outro(s) título(s): | Management, autonomy and accountability in State-funded schools in Portugal: a brief diachronic analysis Gestión, autonomía y accountability en la escuela pública portuguesa: breve diacronía |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Escola pública Direcção e gestão Autonomia Accountability State-funded schools Direction and management Autonomy Escuela pública Dirección y gestión Autonomía |
Data: | 2010 |
Editora: | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
Revista: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) |
Citação: | Afonso, A. J. (2010). Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: Breve diacronia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), 26(1), 13-30. |
Resumo(s): | Num primeiro momento, para situar o leitor menos familiarizado com a temática, o artigo faz uma breve apresentação da evolução dos modelos de direcção e gestão que se foram sucedendo, nas últimas décadas, no que diz respeito à escola pública em Portugal. Em seguida, apresentam-se algumas dimensões dos modelos de direcção e gestão, mais recentemente adoptados, bem como algumas dimensões do
programa de avaliação externa das escolas, os quais sugerem uma presença crescente, mas ainda muito ténue, da problemática da accountability. With the purpose of guiding the reader that is less familiar with the theme approached, the first part of this article includes a brief presentation of the development of direction and management models of State-funded schools in Portugal that can be observed in the last decades. Afterwards, several specific dimensions of models that have been recently adopted are explored. This analysis suggests a rising importance, although still feeble, of the theme of accountability En un primer momento, para situar al lector menos familiarizado con la temática, el artículo hace una breve presentación de los modelos de dirección y gestión que se fueron sucediendo, en las últimas décadas, en relación a la escuela pública en Portugal. A continuación, se presentan algunas dimensiones de los modelos de dirección y gestión adoptados más recientemente, los cuales sugieren una presencia creciente, aunque todavía algo tenue, de la problemática de la accountability |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55445 |
DOI: | 10.21573/vol26n12010.19678 |
e-ISSN: | 2447-4193 |
Versão da editora: | http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19678 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa.pdf | 334,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |