Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55447

TítuloPrivatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chavePrivatização lato sensu
Gestão educacional
Impregnação empresarial
Business impregnation
Educational management
Lato sensu privatization
DataAbr-2018
EditoraCurrículo Sem Fronteiras
RevistaCurrículo Sem Fronteiras
CitaçãoLima, Licínio C. (2018). Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 1, 129-144.
Resumo(s)Observando políticas e práticas de privatização das organizações educativas, o artigo introduz o conceito de privatização lato sensu como modelo institucional de referência para a reforma da gestão educacional, compreendendo múltiplas formas e modalidades. Implicitamente baseado no retorno ao ideal clássico de uma teoria geral e mais racional de gestão, abordagens normativas prometem a regeneração da educação pública de acordo com o arquétipo da empresa privada, através de um processo que é criticamente designado de impregnação empresarial da gestão educacional.
Observing policies and practices of privatisation of education organisations the paper introduces the concept of lato sensu privatisation as an institutional model of reference for the reform of educational management comprehending multiple forms and modalities. Implicitly based on the return to the classical ideal of a general and most rational theory of management, normative approaches promise the regeneration of public education according to the archetype of the private firm, through a process which is critically called entrepreneurial impregnation of education management.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55447
ISSN1645-1384
Versão da editorawww.curriculosemfronteiras.org
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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