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https://hdl.handle.net/1822/55703
Título: | Effect of font-size, real-size, and mental imagery on JOLs and memory |
Autor(es): | Dalot, Rogério Gonçalves |
Orientador(es): | Albuquerque, Pedro Barbas Luna, Karlos |
Palavras-chave: | Metamemory Fluency Beliefs JOLs Font-size Metamemória Fluência Crenças Tamanho da fonte |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | It is a daily task of a student to predict accurately which material it needs more study effort, in order to fully assure it is properly memorized. Sometimes, students might pick some specific cue to gather information on which material he will remember easier and at this point he calculates a judgement of learning (JOL). When a JOL does not correspond to the actual memory performance, it is called a metamemory illusion. There are two main theories to explain this phenomenon, theory-based and experienced-based processes. In this study, we collected JOLs and passed a free recall test to 60 participants (mainly psychology students) to each one of a 64 list of words. The list varied in font-size (small - 18 pt.; large - 48 pt.), in real size (small - “needle”; large - “elephant”) and in mental imagery (instructions to image each word or no instructions at all). Participants regarded larger font-size as more memorable with no differences in recall (font-size effect). Small real size was regarded as more memorable along with improved recall as well but this effect was only found on small font-size. No more significant effects were found. Um estudante enfrenta diariamente constantes desafios na aprendizagem e um deles é prever se o que estudou está realmente memorizado. Possivelmente, o estudante poderá usar uma pista específica do material estudado para calcular um julgamento de aprendizagem (JOL). Quando um JOL não corresponde à realidade e o estudante não memoriza o material estudado, este sofreu uma ilusão de metamemória. Existem atualmente duas perspetivas, uma baseada em processos experienciais e outra em processos cognitivos teóricos, onde tentam explicar a causa deste fenómeno. Na presente investigação, foram recolhidos JOLs de 60 participantes e feito um free recall test de uma lista de 64 palavras. Esta lista variava no tamanho da fonte (pequeno – 18 pt.; grande – 48 pt.), no tamanho do referente da palavra (pequeno – “agulha”; grande – “elefante”) e imaginabilidade (instruções para imaginar ou sem instruções). Os participantes percecionaram o tamanho da fonte grande como mais fácil de recordar enquanto o tamanho da fonte não teve qualquer efeito na recordação. Julgaram o tamanho de referente pequeno como mais fácil de recordar junto de uma melhoria significativa na memória, no entanto, este efeito foi encontrado apenas para o tamanho da fonte pequeno. Não foram encontrados efeitos na diferença de instruções para imaginar. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55703 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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