Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55974

TítuloCoaching de socialização: uma nova aplicação para o coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal
Outro(s) título(s)Socialization coaching: a new application for coaching as a tool for personal development
Autor(es)Rauber, Moacir Jorge
Orientador(es)Machado, Carolina Feliciana
Palavras-chaveRecursos humanos
Socialização
Coaching
Integração
Acolhimento
Human resources
Socialization
Coaching
Integration
Welcome
Data14-Mai-2018
Resumo(s)A presente tese tem como objetivo o de explorar o aproveitamento dos benefícios do Coaching como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, usando-o como uma tática de acolhimento e integração na fase do encontro na socialização de novos colaboradores por meio de uma metodologia de aplicação. Como resultado, na tese foi desenvolvido o Coaching de Socialização com um passo a passo para a sua aplicação pela área de GRH nos programas de acolhimento e de integração em busca da socialização dos novos colaboradores. Esta pesquisa é inédita, porque identificou a lacuna de que o coaching não era utilizado na fase de encontro da socialização dos novos colaboradores como ferramenta de desenvolvimento pessoal. A lacuna é confirmada na pesquisa bibliográfica e nas entrevistas realizadas com gestores de RH. Na tese, a revisão de literatura aponta a evolução da GRH e as suas principais tendências, discorre sobre a socialização e as suas fases, explora o Coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal e as suas aplicações em ambiente organizacional e encontra evidências de que a aplicação do Coaching de Socialização é uma nova contribuição para a área. Outro ponto importante na tese, são as associações entre o processo de Coaching e a área de GRH, especificamente à socialização na fase de encontro, que permitiram a adaptação de instrumentos de apoio ao Coaching de Socialização como a Roda do Trabalho, a Grade de Metas no Trabalho e a Ecologia da Decisão no Trabalho. Nesse cenário, o Coaching de Socialização foi classificado como uma tática de socialização individualizada de caráter individual e informal quanto ao contexto; individualizada não sequencial e variável quanto ao conteúdo; e, quanto aos aspetos sociais, é uma tática individualizada disjuntiva e uma tática institucionalizada de investidura (Jones, 1986). Subjacente ao desenvolvimento e à aplicação do Coaching de Socialização está o entendimento de que a área de GRH deve estimular os novos colaboradores a terem um papel ativo na sua socialização desde a chegada à organização. Desse modo, com o uso do Coaching de Socialização estimula-se a que os novos colaboradores não somente sejam acolhidos, integrados e socializados, mas que eles se movimentem para serem acolhidos, para serem integrados e para se socializarem.
The purpose of this thesis is to explore the use of the benefits of Coaching as a personal development tool, using it as a reception and integration tactic in the encounter phase of socialization of new employees through an application methodology. As result, in the thesis was developed the Socialization Coaching with a step by step for its application by the HRM area in the the programs of reception and integration in search of the socialization of the new collaborators. This is an unprecedent research because it identified the gap that coaching was not used in the encounter phase of the socialization of new employees as a personal development tool. The gap is confirmed in the bibliographic research and in the interviews with HR managers. In the thesis, the literature review shows the evolution of HRM are and its trends, discusses socialization and its phases, explores coaching as a personal development tool and its applications in the organizational environment and finds evidence that the application of Socialization Coaching is new contribution to the area. Other important point in the thesis are the associations between the coaching process and the HRM area, specifically the socialization in the encounter phase, which allowed the adaptation of support tools for the Socialization Coaching, as the Work Wheel, the Goal Grid at Work and the Ecology of Decision at Work. In this scenario, Socialization Coaching was classified as an individualized tactic with individual and informal character regarding the context; an individualized tactic non-sequential and variable regarding the content; and, regarding the social aspects, Socialization Coaching was classified as an individualized disjunctive tactic, and as an institutionalized tactic of investiture (Jones, 1986). Underlying the development and application of Socialization Coaching is the understanding that organizations should encourage the new employees to have an active role in their organizational socialization. Thus, with the use of Socialization Coaching, the new employees are stimulated, not only to be welcomed, integrated and socialized but, that they make the move to be welcomed, integrated and to socialize themselves.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências Empresariais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55974
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moacir Jorge Rauber.pdfTese de Doutoramento3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID