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dc.contributor.advisorTaveira, Maria do Céupor
dc.contributor.advisorMarques, Cátiapor
dc.contributor.authorCoelho, Carla da Conceição Cunhapor
dc.date.accessioned2018-09-27T08:31:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56043-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractOs valores básicos de vida funcionam como guias e motivadores dos comportamentos humanos. Este estudo teve como objetivos principais, analisar a relação entre os valores básicos de vida e o bem-estar em adultos desempregados, e verificar se os valores são preditores de bem-estar neste grupo da população. Participaram 201 adultos, dos quais 125 são mulheres (62.2%) e 76 homens (37.8%), com idades compreendidas entre 18 e 63 anos (M = 39.18; DP = 12.44), em inscrição nos Centros de Emprego e Gabinetes de Inserção Profissional, nos distritos de Braga, Porto e Aveiro. Foram utlizadas como medidas, um questionário sociodemográfico, um questionário de valores básicos de vida, e as escalas de afeto positivo e de satisfação com a vida para análise do bem-estar. Os resultados indicam a existência de uma correlação positiva entre os valores de orientação pessoal, central e social com o afeto positivo e sugerem ainda que os valores pessoais e centrais são preditores do afeto positivo. Paralelamente, verificou-se que os valores sociais se correlacionam positivamente e predizem a satisfação com a vida. Conclui-se que, nos adultos desempregados estudados, os valores têm um papel nas perceções de bem-estar.por
dc.description.abstractBasic life values function as guides and motivators of human behaviors. The main purposes of this study were to analyze the relationship between basic life values and well-being in unemployed adults and to test if values are predictors of well-being in this group of the population. Two hundred and one adults participated in the survey, of which 125 are women (62.2%) and 76 are men (37.8%), aged between 18 and 63 years old (M = 39.18; SD = 12.44), enrolled in Employment Centers and Professional Insertion Offices, in the districts of Braga, Porto and Aveiro, being a convenience sample. We used as measures, a socio-demographic survey, the basic values questionnaire, and the positive affect and satisfaction with life scales for assessing wellbeing. The results indicate that there is a positive correlation between the values of personal, central and social orientation with positive affect, and also suggest that personal and central values are predictors of positive affect. At the same time, it was verified that social values correlate positively and predict satisfaction with life. It is concluded that, in the unemployed adults studied, values play a role in the perception of well-being.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectValores de vidapor
dc.subjectAfeto positivopor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectBemestarpor
dc.subjectDesempregopor
dc.subjectLife valuespor
dc.subjectPositive affectpor
dc.subjectSatisfaction with lifepor
dc.subjectWell-beingpor
dc.subjectUnemploymentpor
dc.titleValores de vida e bem-estar em adultos desempregadospor
dc.title.alternativeBasic life values and well-being in unemployed adultspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201950863por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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