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dc.contributor.advisorGuedes, Maria da Graçapor
dc.contributor.authorMarino, Magali Marinhopor
dc.date.accessioned2018-09-27T14:23:47Z-
dc.date.available2018-09-27T14:23:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56056-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design e Marketingpor
dc.description.abstractNo Brasil, no início deste século, iniciou-se práticas de intervenções de design em comunidades artesanais, com o propósito de reposicionar o artesanato no mercado consumidor. Nesta dissertação utiliza-se a investigação exploratória com o propósito de analisar como ocorrem as intervenções de designers em comunidades artesanais, na perspectiva da inovação e cocriação no caminho da sustentabilidade. Os objetivos propostos, são identificados e analisados a partir de pesquisas bibliográficas e do estudo empírico de dois grupos artesanais. Identifica-se que os saberes entre os ofícios de design e artesanato, ainda sofrem dificuldades de realizar uma construção no processo de cocriação. Os projetos de design são repassados pelos designers aos artesãos, como proposta de aperfeiçoamento estético do produto, para melhor aceitação no mercado. Analisa-se que essa trajetória de intervenção segue dois caminhos, nas relações interpessoais entre designers e artesãos a) resistência do grupo ou de alguns atores por não aceitar a intervenção do designer nos produtos que estes desenvolvem; b) aceitação das intervenções com promoção de desenvolvimento e inovação de produto, gerando posteriormente dificuldades de manter a sustentabilidade, quando na finalização das intervenções. Percebe-se que as intervenções dos designers devem estar para além do projeto de inovação de produto, a relevância para as questões da subjetividade e das necessidades objetivas daquele grupo, devem ser percebidas e analisadas para o caminhar de resolução junto aos atores, possibilitando a cocriação e autonomia nas relações inter e intrapessoal e fortalecendo a promoção da sustentabilidade. Para isso o designer deve estar habilitado na competência de processo de grupo para que possa fazer as leituras das subjetividades que emergem durante as intervenções de design. São propostos, nesta pesquisa, o desenvolvimento de trabalhos voltados a ações de design estratégico, com profissionais com habilidade e competência em princípios metodológicos em processo grupal, onde as questões relativas à subjetividade possam ser tratadas, para a expansão da autonomia das comunidades artesanais e desenvolvimento da sustentabilidade de forma mais sedimentada.por
dc.description.abstractIn Brazil, at the beginning of this century, design interventions practices were initiated in artisanal communities with the purpose of repositioning handicrafts in the consumer market. The purpose of this dissertation is to analyze the interventions of designers as they occur within artisan communities, and to reflect on which approach can be followed by these interventions in the perspective of innovation and co-creation, oriented towards sustainability strategies. The adopted methodology, of a qualitative nature, resorts, in the first phase, to the gather of information on the subject and to the bibliographical research. In the second phase it comprises the case study of two groups of artisans, using interviews and focus group sessions. Throughout the research, there have been identified how the design and craftsmanship knowledges, can lead to the construction of a co-creation process. Multiple interventions are based on design projects that are passed on by designers to craftsmen, as a proposal for the aesthetic improvement of the designers products, for better acceptance in the market. It has been verified that this trajectory of intervention follows two paths, within the interpersonal relations between designers and artisans: a) a resistance of the group, or some members, in accept the designer intervention on the products that they develop; b) an acceptance of the interventions that promote product development and innovation, creating further difficulties to maintain the sustainability when interventions end. It is possible to perceive that the designers’ interventions must occur beyond the product innovation project, giving relevance to the questions of subjectivity and the practical needs of the group. These must be understood and analyzed to find a viable solution to the practitioners, enabling co-creation as well as autonomous interpersonal and intrapersonal relations and also strengthening the promotion of sustainability. To accomplish that, the designer must have competences in group dynamics process management, so that she/he can comprehend the subjectivities that emerge during the design interventions. It is proposed, by this research, a design-crafts work team structure that promotes the development of strategic design actions and that includes professionals with skills and competences in methodological principles of group process, in which questions regarding subjectivity can be addressed, for the expansion of artisanal communities autonomy and their sustainable development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectArtesanatopor
dc.subjectCocriaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEconomia criativapor
dc.subjectProcesso de grupopor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectCraftpor
dc.subjectCo-creationpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleDesign e artesanato: uma perspectiva de cocriação, inovação e sustentabilidadepor
dc.title.alternativeDesign and craft: an approach to co-creation, innovation and sustainabilitypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201970937por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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