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https://hdl.handle.net/1822/56065
Título: | Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com transtorno do espectro do autismo |
Outro(s) título(s): | Benefits of early intervention in family with children with autism spectrum disorder |
Autor(es): | Cossio, Anelise de Pinho Pereira, Ana Paula da Silva Rodriguez, Rita de Cássia |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro do Autismo Intervenção precoce Benefícios |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação |
Revista: | Revista de Educação Especial |
Citação: | Cossio, A., Pereira, A. P. S., & Rodriguez, R. (2018). Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista de Educação Especial, 31(60), 9-20. DOI: 10.5902/1984686X28331 |
Resumo(s): | Este artigo tem como finalidade apresentar uma revisão de pesquisas, compreendidas
entre os anos de 2005 a 2016, que evidenciem os benefícios da Intervenção Precoce
(IP) para as famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A
investigação tem documentado, de forma consistente, que a IP tem influência em
vários domínios da vida das famílias, nomeadamente no que concerne ao bem-estar e
qualidade de vida, ao desenvolvimento de competências, à melhoria do conhecimento
e da informação obtida e ao nível da promoção da participação/envolvimento das
famílias em todo o processo de apoio na IP. A conclusão desta pesquisa permite-nos
compreender que a IP se traduz em resultados positivos para as famílias, permitindonos
assim reforçar a importância da sua participação efetiva em todos os processos e
momentos do apoio da IP. E em simultâneo sustenta a necessidade da adequação e
avaliação de práticas promotoras de benefícios para as famílias apoiadas na IP. The purpose of this paper is to present a review of research, covering the years 2005 to 2016, about benefits of Early Intervention (EI) for families with children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Research has consistently documented that EI has influence in various domains of family life, particularly in the well-being and quality of life, in the development of competences, in the improvement of knowledge and information, and in the level of the engagement/involvement of the families in the process of support in the EI. The conclusion of this research allows us to understand that EI promote positive results for families in different life dimensions, thus allowing us to reinforce the importance of their effective involvement in all processes and moments of EI support. At the same time, reinforces the need for the adequacy and assessment of practices that results in benefits for families in EI. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56065 |
DOI: | 10.5902/1984686X28331 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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