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TítuloBenefícios da intervenção precoce para a família de crianças com transtorno do espectro do autismo
Outro(s) título(s)Benefits of early intervention in family with children with autism spectrum disorder
Autor(es)Cossio, Anelise de Pinho
Pereira, Ana Paula da Silva
Rodriguez, Rita de Cássia
Palavras-chaveTranstorno do Espectro do Autismo
Intervenção precoce
Benefícios
Data2018
EditoraUniversidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação
RevistaRevista de Educação Especial
CitaçãoCossio, A., Pereira, A. P. S., & Rodriguez, R. (2018). Benefícios da intervenção precoce para a família de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista de Educação Especial, 31(60), 9-20. DOI: 10.5902/1984686X28331
Resumo(s)Este artigo tem como finalidade apresentar uma revisão de pesquisas, compreendidas entre os anos de 2005 a 2016, que evidenciem os benefícios da Intervenção Precoce (IP) para as famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A investigação tem documentado, de forma consistente, que a IP tem influência em vários domínios da vida das famílias, nomeadamente no que concerne ao bem-estar e qualidade de vida, ao desenvolvimento de competências, à melhoria do conhecimento e da informação obtida e ao nível da promoção da participação/envolvimento das famílias em todo o processo de apoio na IP. A conclusão desta pesquisa permite-nos compreender que a IP se traduz em resultados positivos para as famílias, permitindonos assim reforçar a importância da sua participação efetiva em todos os processos e momentos do apoio da IP. E em simultâneo sustenta a necessidade da adequação e avaliação de práticas promotoras de benefícios para as famílias apoiadas na IP.
The purpose of this paper is to present a review of research, covering the years 2005 to 2016, about benefits of Early Intervention (EI) for families with children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Research has consistently documented that EI has influence in various domains of family life, particularly in the well-being and quality of life, in the development of competences, in the improvement of knowledge and information, and in the level of the engagement/involvement of the families in the process of support in the EI. The conclusion of this research allows us to understand that EI promote positive results for families in different life dimensions, thus allowing us to reinforce the importance of their effective involvement in all processes and moments of EI support. At the same time, reinforces the need for the adequacy and assessment of practices that results in benefits for families in EI.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56065
DOI10.5902/1984686X28331
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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