Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56119

TítuloA cor no processo de design de moda
Autor(es)Moreira, Aida Angélica Abreu
Orientador(es)Souto, A. Pedro
Moutinho, Natacha Antão
Palavras-chaveCor
Processo criativo
Design
Moda
Coleção
Color
Creative process
Fashion
Collection
Data2016
Resumo(s)Os designers de moda portugueses, à semelhança de outros criadores, utilizam a cor no seu processo criativo. A intenção desta investigação é apurar a importância e o impacto que a cor pode ter em processos de conceção de uma coleção de vestuário. Para darmos resposta a esta questão, recorreu-se à Grounded Theory com o intuito de analisar a cor no processo design de moda. Aliado ao método referido optou-se pelo estudo de caso, recurso a entrevistas semiestruturadas, bem como à recolha de desenhos/ilustrações, fotografias e memórias descritivas das coleções de designers de moda portugueses, concretamente: Anabela Baldaque, Filipe Faísca, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama e Katty Xiomara. Estes dados foram analisados sob uma conceção multidimensional da cor, sustentada em teorias e significados deste fenómeno. Procedeu-se à construção de uma tabela concetual a qual integrou observações e análises sobre o uso da cor no processo de design de moda, tais como: influências/inspirações, cor autoral, tendências, desenhos/ilustrações, esquemas de cores, técnicas, cor material, incluindo a cor na marca e na comunicação. Conclui-se que a cor é utilizada como facilitadora do processo criativo e meio de comunicar emoções, sensações e sinestesias, contribuindo para transmitir o “tema” da coleção. Esta está envolta em subjetividade, na medida em que engloba significados, relações e julgamentos que são de cariz muito individual. Simultaneamente, estas conceções estão subjacentes às experiências de cada indivíduo, seus contextos, sensações e interpretações.
The Portuguese fashion designers, like other creators, use the color in their creative process. The intention of this investigation is to investigate the importance and the impact that the color can have in the conception process of a clothing collection. In order to achieve an answer to this question, the method used was to Grounded Theory with the objective of analyze the color in the fashion design process. Allied to the above-mentioned method we opted for case study, semi structured interviews, as well as the gathering of drawings/illustrations, photographies and descriptive memories of the Portuguese fashion designers collections, more especifically: Anabela Baldaque, Filipe Faísca, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama and Katty Xiomara. These data were analyzed under a color multidimensional concept, supported in theories and meanings of this phenomenon. We proceeded to the construction of a conceptual broiler which integrated observations and analyses on the use of the color in the process of fashion design, such as: influences/inspirations, authorial color, tendencies, drawings/illustrations, color schemes, techniques, material color, including the color in the brand and in the communication. We concluded that the color is used as a facilitator of the creative and serves to communicate emotions, sensations and synesthesia, contributing to the better understanding of the collection "theme”. It is wrapped in subjectivity, including meanings, relations and judgments that are of very individual character. Simultaneously, these conceptions are underlying to the experiences of each individual, their contexts, sensations and interpretations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56119
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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