Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56132

TítuloA função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas
Autor(es)Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Pereira, Beatriz
Mello, André da Silva
Palavras-chaveEducação Infantil
Educação Física
Brincadeira de luta
Brincadeira de perseguição
Brincadeira lúdico-agressiva
Data2018
RevistaRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde
Resumo(s)O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das crianças
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56132
ISSN2182-7591
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Função Pedagógica do Brincar na Educação Infantil.pdf13,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID