Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56184

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDono López, Pedropor
dc.contributor.authorRodrigues, Carlos Júlio Lindadepor
dc.date.accessioned2018-10-09T09:40:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56184-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeirapor
dc.description.abstractLa música se ha convertido en un recurso importantísimo para la enseñanza de ELE. Sus efectos motivacionales son innegables, tanto para lecciones centradas en el desarrollo de la competencia comunicativa, como para la promoción del conocimiento intercultural. Hoy en día, parece que hay una canción para cada situación. El presente trabajo pretende realizar una aproximación a la adquisición y al desarrollo de la comprensión auditiva con recurso a canciones y a estrategias de escucha activa. Para encuadrar nuestro análisis, se compuso un marco teórico teniendo en cuenta a los autores de referencia en este ámbito, como Griffe (1992) o Rost y Wilson (2013). También se han tenido en cuenta otras aportaciones, principalmente en lo que concierne al abordaje que se hace de la canción en los manuales de ELE más utilizados en Portugal, las cuales nos han orientado sobre la tipología de actividades que podemos encontrar a la hora de usar una canción. Tras la elección y análisis pautado por objetivos muy concretos, los datos obtenidos nos han permitido verificar hasta qué punto la comprensión auditiva, con recurso a canciones, está presente en los manuales de nivel A1 e A2, verificar también la necesidad de aclarar qué es realmente un ejercicio de comprensión auditiva y presentar actividades alternativas para trabajar esta destreza lingüística.por
dc.description.abstractA música tornou-se num recurso importantíssimo no ensino de espanhol como língua estrangeira. Os seus efeitos motivacionais são inegáveis, tanto na sala de aula, como no desenvolvimento de uma competência comunicativa e na promoção de uma compreensão intercultural. Aliás, hoje em dia, parece haver uma canção para cada situação. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma abordagem no âmbito da aquisição da língua e do desenvolvimento da compreensão do oral, com recurso a canções, e estratégias de escuta ativa. Para enquadrar a nossa análise, preparou-se um enquadramento teórico, tendo em conta os autores de referência nesta área, como é o caso de Griffe (1992) e Rost e Wilson (2013). Este trabalho também tem em conta outros contributos, nomeadamente as que dizem respeito às abordagens apresentadas nos manuais de espanhol mais utilizados em Portugal, contributos que nos indicaram os tipos de atividades existentes com recurso a canções. Após a seleção dos manuais e de uma análise pautada por objetivos muito específicos, os dados obtidos permitiram-nos verificar até que ponto a compreensão do oral, com recurso a canções, está presente nos manuais de nível A1 e A2, perceber também a necessidade de esclarecer o que é, efetivamente, um exercício de compreensão oral e apresentar atividades alternativas para trabalhar esta habilidade linguística.por
dc.description.abstractMusic has become an extremely important resource for Spanish language teaching. Its motivational effects are undeniable, both in lessons focused on the development of specific linguistic competencies as for the promotion of intercultural awareness. If fact, it is as if today there is a song for every situation. This dissertation aims to present an approach towards language acquisition and the development of listening comprehension through songs using active listening strategies. To outline our analysis, a theoretical framework was designed considering the leading authors in this area, such as Griffe (1992) and Rost and Wilson (2013). Other contributions were also considered, especially regarding how some of the most popular Spanish course books in Portugal use songs for listening comprehension. After a careful analysis of these course books led by very specific objectives, the data obtained has allowed us to verify the extent to which listening comprehension, based on songs, exists in A1 and A2 courses, and allowed us to understand the need to clarify what is a listening activity and present alternative language activities to develop this instrumental language skill.por
dc.description.sponsorshipEste trabajo fue financiado por el programa de becas del Máster Universitario en Español como Lengua Segunda y Lengua Extranjera (MELSLE) – Fundación Ramón Areces (2016)por
dc.language.isospapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAdquisición de ELEpor
dc.subjectComprensión auditivapor
dc.subjectCancionespor
dc.subjectManualespor
dc.subjectAquisição de espanhol língua estrangeirapor
dc.subjectCompreensão do oralpor
dc.subjectCançõespor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectSpanish language acquisitionpor
dc.subjectListening comprehensionpor
dc.subjectSongspor
dc.subjectTextbookspor
dc.titleEstrategias para escuchar activamente en clase de ELE con recurso a cancionespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201976056por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Júlio Lindade Rodrigues.pdf
Acesso restrito!
8,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID