Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56476

Título“Brincar com a Ciência” em contextos socioeconómicos vulneráveis
Autor(es)Saavedra, Inês
Oliveira, Clara Costa
Nobre, Alexandra
Palavras-chaveEducação ao longo da vida
Comunicação de ciência
Contextos socioeconómicos vulneráveis
Ciências naturais
Data2018
EditoraSciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal)
Resumo(s)A comunicação de Ciência, ao democratizar a Ciência em vários meios, contribui para um público leigo mais informado e reflexivo, e consequentemente para uma sociedade mais igualitária. Neste sentido, o Mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) há 5 anos que produz trabalho significativo em colaboração com o projecto STOL - Science Through Our Lives da Universidade do Minho. Esta parceria tem trabalhado com um público maioritariamente adulto (e.g., idosos em universidades seniores e lares de terceira idade, toxicodependentes institucionalizados, veteranos de guerra, entre outros), recorrendo a métodos de investigação-ação da educação não formal. Nesta comunicação apresentaremos a oficina “Brincar com a Ciência”, desenhada para crianças e jovens de bairros sociais da cidade do Porto, e que, em diversas sessões, procurou: (i) favorecer o desenvolvimento sustentável (sensibilizando para a reutilização de materiais considerados lixo e valorizando igualmente o trabalho desenvolvido por rapazes e raparigas); (ii) promover o empoderamento ao nível pessoal e social (motivando para as áreas de STEM, de forma a prevenir o abandono e insucesso escolar, e desenvolvendo a capacidade de observação e de resolução de problemas); (iii) estimular relações interpessoais positivas entre as crianças e jovens (incentivando o trabalho colaborativo). “Brincar com a Ciência” valorizou atividades hands-on e de resolução de desafios e contou com os seguintes módulos: (i) luz (construção de pseudo-hologramas, aplicações da luz/sombra, construção de caleidoscópios e recriação de fogo de artifício); (ii) som (“visualização” das ondas sonoras e construção de instrumentos musicais); (iii) um laboratório na cozinha (produção de cristais). A avaliação das atividades foi contínua, tendo por base inquéritos por questionário, preenchidos pelos/as participantes, e a observação participante da estagiária, registada num diário de bordo. As atividades desenvolvidas permitiram explicar a Ciência presente em fenómenos do dia a dia e provocaram, no público-alvo, um interesse acrescido em relação à mesma. Paralelamente, propiciaram, por um lado, constatar algumas dificuldades relacionadas com capacidade de concentração, motricidade fina e autonomia e, por outro, verificar uma evolução no sentido de confiança e responsabilidade, na criatividade e no consumo mais responsável por parte das crianças e jovens.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56476
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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