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dc.contributor.advisorTelhada, Josépor
dc.contributor.authorOliveira, Helena Filipa Araújopor
dc.date.accessioned2018-10-23T14:22:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56525-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrialpor
dc.description.abstractOs serviços convencionais de transporte públicos de passageiros não têm conseguido dar uma resposta satisfatória à população, principalmente nas áreas de baixa densidade ou de grande dispersão populacional. Nestas áreas, estes serviços têm vindo a reduzir ou até mesmo a eliminar as suas operações, por não serem rentáveis. Contudo, todos os cidadãos têm o direito de usufruir dos serviços de transporte público. Os estudos da literatura evidenciam que uma forma de combater algumas lacunas dos serviços de transporte públicos convencionais nas áreas de baixa densidade passa pela utilização de serviços de transporte flexível, e, nomeadamente, os serviços de transporte a pedido ou DRT (Demand Responsive Transport). Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar a implementação de um sistema de transporte de passageiros flexível para uma área de baixa densidade populacional. O estudo pretende contribuir para uma reflexão e debate sobre a problemática dos serviços de transportes públicos de passageiros nas áreas de maior dispersão populacional. Pretende também analisar de que modo os serviços de transporte flexíveis pode ser uma alternativa de mobilidade mais sustentável, tomando, como caso de estudo, de uma pequena área na região Norte, nos concelhos de Barcelos e Vila Nova de Famalicão. Os resultados obtidos evidenciam que os serviços de transporte flexível podem não ser uma opção viável ao nível financeiro para algumas estratégias de operação mais desejáveis ao nível social e ambiental. Contudo, é possível obter-se um sistema financeiramente viável, se se optar por estratégias de serviço com função de alimentação das linhas regulares dos eixos principais, e recorrendo-se a recursos locais (veículos e recursos humanos). Em qualquer dos casos, o transporte flexível é uma mais-valia ao nível ambiental e social.por
dc.description.abstractConventional public passenger transport services have not been able to respond satisfactorily to the population, especially in areas of low density or large population dispersion. In these areas, these services have been reducing or even eliminating their operations because they are not profitable. However, all citizens have the right to take advantage of public transport services. The literature studies show that one way of combating some of the gaps in conventional public transport services in low density areas is through the use of flexible transport services, such as Demand-Responsive Transport (DRT) services. Thus, the main objective of this work is to analyse the implementation of a flexible passenger transport system for an area of low population density. The study aims to contribute to a reflection and debate on the problem of public passenger transport services in areas of greater population dispersion. It also intends to analyse how flexible transport services can be a more sustainable mobility alternative, taking, as a case study, a small area in the North region, in the municipalities of Barcelos and Vila Nova de Famalicão. The results show that flexible transport services may not be a viable option at the financial level for some more desirable social and environmental strategies. However, it is possible to obtain a financially viable system by choosing service strategies with the function of feeding the regular lines of the main axes and using local resources. In any case, flexible transport is an added value at the environmental and social level.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDRTpor
dc.subjectTransportes flexíveispor
dc.subjectRegulamentaçãopor
dc.subjectAvaliação de projetospor
dc.subjectFlexible transportspor
dc.subjectRegulationpor
dc.subjectProject evaluationpor
dc.titleAnálise de estratégias alternativas para um sistema de transporte flexível de passageiros: estudo de casopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201983010por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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