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https://hdl.handle.net/1822/56946
Título: | Estratégias de gestão da indisciplina em sala de aula: um estudo com professores do ensino básico e secundário |
Outro(s) título(s): | Management strategies of misbehavior in the classroom: a study with teachers of basic and secondary education |
Autor(es): | Soares, Ana Salomé Alves |
Orientador(es): | Lopes, João A. Oliveira, Célia Regina Gomes |
Palavras-chave: | Gestão da sala de aula Indisciplina em sala de aula Tempo de experiência Ciclo leccionado Sexo do professor Classroom management Classroom misbehavior Teacher experience Teaching cycle Teacher gender |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Possuir competências para lidar com a indisciplina em sala de aula é fundamental, já que esta interfere
com o bem-estar dos professores e aprendizagens dos alunos. O presente estudo teve como objectivo
principal conhecer as estratégias utilizadas por professores para lidar com a indisciplina em contexto
de sala de aula. Pretendeu, ainda, perceber a influência da experiência profissional, do ciclo leccionado
e do sexo dos professores na gestão da indisciplina. Foi realizada uma análise de conteúdo a 265
respostas de professores portugueses do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
ao Questionário de Indisciplina em Contexto de Sala de Aula. Os resultados mostram que existem
diferenças na utilização de estratégias de gestão da indisciplina em função da experiência profissional,
do ciclo leccionado e do sexo dos professores. No entanto, em todos estes grupos, o recurso a
aspectos relacionais professor-aluno, informar/envolver os encarregados de educação, aplicar
estratégias de correcção da indisciplina e estabelecer/lembrar as regras foram as estratégias mais
frequentemente referidas para gerir a indisciplina em sala de aula. Possíveis implicações para a
formação de professores na gestão da indisciplina na sala aula são discutidas. The ability to handle classroom misbehavior is crucial since it interferes with the well-being of the teachers and with the student's learning. The current study had as main purpose identify strategies that the teachers use in the classroom to handle misbehavior. Also, it intended to perceive the influence of the professional experience, the cycle taught and the teacher's gender in the misbehavior management. A content analysis was performed on 265 responses of Portuguese teachers of the 1st, 2nd and 3rd Cycles of Basic Education and Secondary Education to the Questionnaire of Misbehavior in the Classroom. The results have shown differences in strategies used to management of misbehavior according the professional experience, the cycle taught and the teacher's gender. However, in all of these groups, teacher-student relational aspects, informing/engaging parents, applying strategies for correcting misbehavior and establishing/remembering classroom rules were the most mentioned strategies used to manage the misbehavior in the classroom. Possible implications for teacher training in the management of misbehavior in the classroom are discussed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56946 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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