Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57078

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Filomenapor
dc.contributor.advisorCarvalho, Vítorpor
dc.contributor.authorFreitas, Hélder Filipe Costapor
dc.date.accessioned2018-11-26T12:02:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57078-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadorespor
dc.description.abstractA utilização diária de movimentos repetitivos com as mãos causa lesões que influenciam negativamente o desempenho das pessoas. Estas lesões por esforços repetitivos estão principalmente relacionadas com atividades profissionais, onde os funcionários estão sujeitos a um elevado ritmo de trabalho, onde as tarefas realizadas levam, muitas vezes, a ações repetitivas especialmente em pessoas que trabalham em altos níveis de industrialização, retalhos ou com o uso de tecnologia avançada no processo produtivo. O objetivo desta dissertação é o desenvolvimento de um conjunto de jogos sérios para evitar lesões nas mãos por esforços repetitivos. Estes jogos recebem, como comandos, os diversos exercícios de prevenção executados pelo jogador. Os exercícios de prevenção, realizados pelo jogador são capturados através do sensor 3D, sendo ele a câmara Intel RealSense 3D F200, responsável pela deteção das mãos e dos seus movimentos. O conjunto de jogos foi desenvolvido no software Unity e está associado a este sensor. Os utilizadores que testaram a usabilidade do sistema não foram treinados para jogar os jogos, e não deram continuidade à utilização do sistema, limitando a experiência a um único teste. Assim, com a realização de testes, com vários utilizadores, foi possível detetar as principais restrições do sistema, e obter através de um questionário as opiniões dos jogadores sobre cada jogo em particular e sobre o sistema em geral. Foi concluído que deveria ser criada uma versão dos jogos com um tutorial antes de cada jogo, para novos utilizadores, e que como previsto, a deteção dos exercícios de alongamento foram os mais complicados de detetar pelo sistema, devido à sobreposição e toque entre as mãos. A crescente preocupação nas lesões provocadas em atividades profissionais leva a uma maior procura por soluções. Assim, a implementação deste tipo de jogos pode ser uma mais-valia, pois pode originar, de forma mais divertida e motivante, uma redução ou até mesmo a eliminação de lesões por esforços repetitivos.por
dc.description.abstractThe daily use of repetitive hand movements causes strain injuries and negatively influence the people performance. These strain injuries are mostly related to professional activities, where the employees are subject to a high rate of work. The performed tasks often lead to repetitive actions, especially in people that work at high levels of industrialization, patchwork or in use of advanced technology in productive process. The objective of this dissertation is the development of a serious games set to prevent strain injuries in hands. These games receive as commands the diverse prevention exercises executed by the player. The prevention exercises are recognized through the detection of the user hands, and their movements. The serious games were developed in the Unity software, where it will be associated to the Intel RealSense 3D Camera F200. The users who tested the usability of the system were not trained to play these games and did not continue to use the system, limiting the experience to a single test. Thus, by performing tests with several users, it was possible to detect the main constrains of the system, and through a questionnaire it was obtained the opinions of the players about each game and about the system in general. It was concluded that a tutorial version of the games should be created, for new users and, as expected, the detection of the stretching exercises were the most complicated exercises to detect by the system due to the overlap and touch between the hands. The growing concern about strain injuries caused by professional activities leads to a higher pursuit for solutions. So, the implementation of this type of games can be an asset, as it can lead, in a more fun and motived way, to a reduction or even help to eliminate strain injuries.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectLesões esforço repetitivopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectExercícios músculo-articularespor
dc.subjectProcessamento de imagempor
dc.subjectSerious gamespor
dc.subjectRepetitive strain injuriespor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectMuscle articular exercisespor
dc.subjectImage processingpor
dc.titleDesenvolvimento de jogos sérios orientados à prevenção de lesões nas mãos originadas pelo esforço repetitivopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202027716por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a68580+-+Desenvolvimento+de+jogos+sérios+orientados+à+prevenção+de+lesões+nas+mãos+originadas+pe.pdf3,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID