Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57094

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2018-11-30T08:49:14Z-
dc.date.available2018-11-30T08:49:14Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationTORRES, Leonor Lima (2018). Recensão “Gestão e Financiamento das Escolas em Portugal. Indicadores, Políticas e Atores, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2017”. Análise Social, 228, liii (3.º), pp. 788-793.por
dc.identifier.issn2182-2999-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57094-
dc.descriptionAlmeida, Ana Nunes de; Veira, Maria Manuel; Ribeiro, Ana Sofia; Correira, Sónia Vladimira (coords.) - Gestão e Financiamento das Escolas em Portugal. Indicadores, Políticas e Atores. Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian, 2017, 363 pp. ISBN 9789723116038por
dc.description.abstractA obra analisada apresenta os resultados de um projeto realizado entre 2014 e 2016 por uma equipa de investigadoras do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tendo como fio condutor duas questões nucleares: “como se gerem e quem paga as escolas de ensino não superior em Portugal?” (p. 18). Ao longo de sete capítulos estruturados em duas partes, as autoras percorrem vários caminhos analíticos no encalço de novas evidências empíricas sobre os processos e as práticas de gestão e financiamento da educação. A opção teórico-metodológica por uma abordagem multidimensional, ancorada em diversas escalas e planos analíticos permitiu aceder a diferentes perspetivas, racionalidades e lógicas coexistentes no sistema educativo português, revelando-se uma estratégia particularmente profícua e desafiadora da própria “artesania investigatória” (p. 6) desenvolvida com mestria ao longo do projeto.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIED)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFinanciamento das escolaspor
dc.titleRecensão [a] Gestão e financiamento das escolas em Portugal: indicadores, políticas e atores de Ana Nunes de Almeida, Maria Manuel Vieira, Ana Sofia Ribeiro e Sónia Correira (coords.)por
dc.typereviewpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=38#por
oaire.citationStartPage788por
oaire.citationEndPage793por
oaire.citationIssue228por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationVolume53por
dc.identifier.doi10.31447/as00032573.2018228.11por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalAnálise Socialpor
Aparece nas coleções:CIEd - Outros documentos/Other documents

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Recensão livro análise social.pdf398,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID