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dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorLibório, Joana Margarida Diaspor
dc.date.accessioned2018-12-10T10:18:51Z-
dc.date.available2018-12-10T10:18:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57200-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pretende apresentar, analisar e refletir o percurso por mim desenvolvido enquanto professora estagiária de Educação Física, no ano letivo de 2015/2016, numa Escola Básica em Braga, representando a última etapa do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, aqui está descrito todo o meu trabalho, a minha evolução profissional e pessoal, e os meus medos e expetativas, neste desafio que é ser professor. No que diz respeito à estrutura e conteúdo, no capítulo I deste documento, é apresentado o enquadramento pessoal e institucional. O Capítulo II é distribuído por três áreas distintas: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem, com todos os processos da intervenção pedagógica, conceção, planeamento, realização e avaliação; Participação na Escola e relação com a comunidade; Investigação e desenvolvimento profissional, onde foi desenvolvido um estudo intitulado de “A Formação Contínua dos Professores de Educação Física – uma visão sobre as Atividades de Exploração da Natureza”, com o objetivo de conhecer as práticas e necessidades de formação contínua dos professores de Educação Física, com maior enfoque nas atividades de exploração da natureza. A amostra é composta por 66 professores de Educação Física do distrito de Braga. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário online. Os resultados demonstram que na importância atribuída à formação contínua e nas necessidades de formação identificadas pelos inquiridos, estes tendem a valorizar questões relacionadas com o contexto sala de aula, desvalorizando as questões relacionadas com o contexto escolar. As modalidades tradicionais são as que apresentam maior frequência nas ações de formação realizadas, contrariamente às atividades de exploração da natureza, com menor frequência. As atividades de exploração da natureza mais presentes nas aulas de Educação Física dos inquiridos, bem como nas ações de formação realizadas, e disponibilidade de recursos materiais nas escolas onde os professores lecionam são a orientação e a escalada. No geral os professores atribuem um grau de elevada importância às atividades de exploração da natureza no contexto escolar.por
dc.description.abstractThis internship report intends to present, analyze and reflect the course I developed as a Physical Education trainee teacher, in the academic year 2015/2016, in a Basic School in Braga, representing the last stage of the Master's degree in Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education, here is described all my work, my professional and personal evolution, and my fears and expectations, in this challenge that is to be a teacher. About structure and content, Chapter I of this document presents the personal and institutional framework. Chapter II is divided into three distinct areas: Organization and management of teaching and learning, with all the processes of pedagogical intervention, design, planning, realization and evaluation; Participation in the School and relationship with the community; Research and professional development, where a study entitled " The continuous formation of physical education teachers - a vision on nature exploration activities " was developed, aiming to know the practices and needs of continuous training of Physical Education teachers , with focus on nature exploration activities. The sample is made up of 66 Physical Education teachers from the district of Braga. Data collection was performed through an online questionnaire survey. The results show that in the importance given to continuous training and the training needs identified by the respondents, they tend to value issues related to the classroom context, devaluing issues related to the school context. The traditional modalities are those that present more frequency in the training actions carried out, contrary to the activities of nature exploration, less frequently. The activities of nature exploration more present in the Physical Education classes of the respondents, as well as in the actions of formation realized, and availability of material resources in the schools where the teachers teach are the orienteering and climbing. In general, teachers attribute a high degree of importance to the activities of exploring nature in the school context.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágio curricularpor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectAtividades de exploração da naturezapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectCurricular internshippor
dc.subjectContinuous trainingpor
dc.subjectNature exploration activitiespor
dc.titleA formação contínua dos professores de Educação Física: uma visão sobre as atividades de exploração da natureza: relatório de estágiopor
dc.title.alternativeThe continuous formation of physical education teachers: a vision on nature exploration activities: Internship reportpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201723123por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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