Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57204

TítuloO Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
Outro(s) título(s)Singing as a pedagogical tool in the teaching - learning of Oboe in specialized music education
Autor(es)Moreira, Joana Marisa Carvalho
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveCanto
Oboé
Afinação
Respiração
TonalEnergy Tuner
Singing
Tuning
Breathing
Data2017
Resumo(s)O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Castelo de Paiva nos Grupos de Recrutamento M14 – Oboé, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como objeto o recurso ao Canto na aprendizagem de Oboé, procurando aferir a aplicabilidade e as potencialidades desta ferramenta pedagógica na otimização da afinação, leitura, expressividade, fraseado, respiração e timbre. A mesma foi realizada em 4 alunos do ensino básico e do ensino articulado e complementar de música. Foi utilizada uma aplicação audiovisual - TonalEnergy Tuner -, como ferramenta para recolha de dados (afinação, tempo, medição de frequências), dando ênfase à gravação de uma escala maior, alvo de uma análise mais aprofundada para investigação. A aplicação foi também utilizada aquando da aplicação das técnicas vocais, como ferramenta de auxílio da medição de tempo (através do metrónomo) e afinação. Para além da utilização da aplicação, para fins investigativos foram também realizados Inquéritos em forma de questionários aos alunos em intervenção e a 34 professores de instrumentos de sopro. Dos dados recolhidos conclui-se que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no contexto de estágio e o canto mostra-se uma potencial ferramenta para o estudo de um instrumento musical, nomeadamente do Oboé. Para resultados mais alargados, é necessário a realização de um estudo a longo prazo.
This report was written within the scope of the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Education at University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2016/2017, at the Castelo de Paiva Music Academy in Recruitment Groups M14 – Oboe and M32 – Vocal and/or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Group Class. The Pedagogical Intervention Project had the use of singing while learning the Oboe as its object, seeking to assess the applicability and potential of this pedagogical tool in the optimization of tuning, reading, expressiveness, phrasing, breathing and tone. This was carried out in 4 students of basic education of articulated and complementary teaching of music. An audiovisual application - TonalEnergy Tuner - was used as a tool for data collection (tuning, time, frequency measurement), emphasizing the recording of a major scale, target of a more in-depth analysis for research. TonalEnergy Tuner was also used in the application of vocal techniques, as a tool to aid in measuring tempo (through the metronome) and tuning. In addition to using the application and also for investigation purposes, surveys were conducted in the form of questionnaires to the students in the intervention and 34 teachers of wind instruments. From the collected data it is concluded that the pedagogical intervention had a positive impact in an internship context and singing is a potential tool for playing a musical instrument, namely the Oboe. For larger results, a long-term study is required.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57204
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Marisa Carvalho Moreira.pdfRelatório de Estágio3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID