Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57220

TítuloA abordagem de técnicas estendidas no contexto do Ensemble de Flauta Transversal
Outro(s) título(s)The approach of extended techniques in the context of the Flute Ensemble
Autor(es)Ferreira, João Daniel Magalhães
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveEnsemble
Flauta transversal
Técnicas estendidas
Motivação
Ensemble
Flute
Extended techniques
Motivation
Data2017
Resumo(s)O ensino em grupo apresenta-se hoje como um importante contributo para uma maior motivação dos alunos na aprendizagem do instrumento musical, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de entreajuda, bem como de partilha de conhecimentos e experiências. Por outro lado, no contexto da disciplina de flauta transversal, a formação artística dos alunos pode ser fortalecida através de abordagens diferenciadas, tais como, a inclusão de técnicas estendidas - técnicas não-tradicionais, que permitem a produção de novas sonoridades no instrumento. Esta abordagem poderá despertar no aluno a curiosidade e o interesse pela disciplina, tornando-se pertinente a sua aplicação no ensino, como forma de auxiliar os alunos a desenvolverem as suas capacidades no instrumento, fortalecendo a produção sonora, bem como o controle muscular e respiratório. O presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a temática da abordagem de técnicas estendidas no contexto do Ensemble de Flauta Transversal, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e em resposta à realidade observada ao longo do Estágio Profissional, realizado na Academia de Música José Atalaya, local de implementação do Projeto de Intervenção. Este projeto assentou em dois principais objetivos: o primeiro, prendeu-se com o incentivo da prática instrumental em conjunto; o segundo, centrou-se em estimular a prática de técnicas entendidas na Flauta Transversal em alunos do ensino básico e secundário do ensino vocacional da música. Para cumprir os objetivos referidos procedeu-se à criação do Ensemble de Flauta Transversal da Academia de Música José Atalaya, constituído por 10 alunos compreendidos entre o 2º e o 8º graus. Neste âmbito realizaram-se aulas de grupo semanais, em que foram trabalhadas, entre outras, obras com recurso a técnicas estendidas, bem como realizadas apresentações públicas, que proporcionaram aos alunos a demonstração do trabalho efetuado. Como elementos de avaliação deste Projeto de Intervenção, elaboraram-se dois questionários, um aplicado no início e outro no final da intervenção, que permitiram concluir que o projeto teve resultados amplamente positivos em vista dos objetivos inicialmente traçados.
Nowadays, group teaching delivers an important contribution to greater Student's motivation in learning the musical instrument, contributing to the development of mutual support strategies and sharing knowledge and experience. On the other hand, in the context of the flute discipline, students' artistic training can be strengthened through differentiated approaches such as the inclusion of extended techniques – sounds that are not part of the traditional sonority of the instrument. This approach may spark students' curiosity and interest in the discipline, becoming relevant to its application in teaching, as a way to help them develop instrumental skills, strengthening sound production, and also at muscular and respiratory control. This internship report focuses on the approach of extended techniques in the context of the flute ensemble, under the scope of the Master´s Degree in Music Education of the University of Minho and in response to the reality observed throughout the Professional Internship held at the Music Academy José Atalaya, place where the Intervention Project was implemented. The present study is based on two main objectives: at the first the aim is to encourage the instrumental practice in group; the second focuses on stimulating the practice of the extended techniques understood in flute in primary and secondary school students from the Vocational Music Education. In order to fulfil the goal, a transver ensemble was built at the Music Academy José Atalaya, consisting of 10 students between the 2nd and 8th music grades. In this way, group classes were weekly held (in which were worked, among others, the use of extended techniques), as well as public presentations, which provide students the demonstration of the work done. As a starting point for the implementation of this Intervention Project, two Questionnaires had been established, one applied at the beginning and the other at the end of the intervention, which led to the conclusion that the project had largely positive results taking into account the objectives initially set.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57220
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_João Daniel Magalhães Ferreira_2017.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID