Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57221

TítuloEstratégias e práticas do ensino de mudanças de posição no violino
Outro(s) título(s)Teaching practices and strategies for changing of position in violin
Autor(es)Sousa, Eduardo Neves de
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveViolino
Mudanças de posição
Estratégias
Metodologia
Violin
Changing of position
Methods
Strategies
Data2017
Resumo(s)Este relatório final de Estágio, cujo tema é “ Estratégias e Práticas do Ensino de Mudanças de Posição no Violino”, insere-se no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e teve como objetivo a averiguação dos diferentes tipos de metodologias que são utilizadas na aprendizagem deste processo, assim como a pertinência deste especto técnico na estrutura de competências que compõem a formação de cada intérprete. Foram analisadas as diferentes metodologias utilizadas pelos docentes, quer a nível de repertório utilizado, quer em termos de linhas orientadoras, procurando-se de uma forma específica, perceber como funcionam e como são abordados os conteúdos técnicos. Caberá também mencionar que das metodologias abordadas, a de Yuri Yankelevitch foi sem dúvida a mais aprofundada visto ser precursora da minha própria filosofia de interpretação e de abordagem técnica. Após esse trabalho, procurou-se averiguar quais as metodologias e exercícios que mais eficazmente sintetizam as competências técnicas a ser desenvolvidas pelos alunos, tentando encontrar uma tendência geral no ensino desta secção do programa de violino. Esta investigação consistiu num estudo de caso, tanto ao nível dos alunos envolvidos, como ao nível dos docentes inquiridos, tendo sido realizado no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga em regime de aulas individuais, com dois alunos de 1º e 3º grau. Os instrumentos de recolha de dados para este relatório consistiram em questionários antes e após a realização das aulas, assim como inquéritos, com foco na sintetização das metodologias, a docentes do conservatório e de outras escolas do norte do país. Os resultados deste estudo foram positivos no que diz respeito à evolução individual de cada um dos alunos e revelaram-se interessantes no respeitante ao leque de metodologias utilizadas pelos docentes.
The following internship final report whose theme is Teaching Practices and Strategies for changing of Position in Violin is linked to an Educational Intervention Project for the Masters in Music Teaching – Violin in the University of Minho. Its main objective is the analysis of the different kinds of methods used in the teaching of changing of positions on the violin as with the relevance of this technical aspect in the overall skillset of every violinist. The different kinds of methods used by violin teachers were also researched with emphasis on repertoire and general guide lines that conduct the technical school of each violin teacher. Efforts were made in the attempt of understanding in detail its inner workings and the methodology of each teacher. It should be added that of all the methods approached on this report, Yuri Yankelevitch’ is the one that was more developed and researched since its more in line with my own ideas and philosophy of interpretation. The next step was to examine and compile the methods and individual exercises that best synthesize the technical skills to be developed by students on early, mid and late stages of study, whilst looking for a general tendency in its teaching. This research consisted in the multiple case studies of students and teachers alike. It was implemented in the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Braga in the regime of individual teaching with 2 students of the 1 and 3 grades and its information was collected through the use of surveys prior to and st rd after the lessons. Surveys were also handed out to all the violin teachers of the Conservatory as well as other schools across the north of Portugal, with the aim of synthesizing the different types of methods utilized. The results of this project were positive in relation to the individual progress of each student and revealed itself interesting in the variety of methods each teacher utilizes in daily teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Eduardo Sousa.pdf3,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID