Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57263

TítuloA dança contemporânea como atividade artística complementar no ensino instrumental de guitarra
Autor(es)Ramalho, David José Lopes
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveGuitarra
Dança
Música
Consciência corporal
Percepção musical
Exercícios
Guitar
Dance
Music
Body awareness
Musical perception
Exercises
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio reflete sobre o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto foi implementado no ano letivo de 2016/2017, no Conservatório Bomfim, com alunos dos 2º e 3º ciclos do Grupo Disciplinar M11 (Guitarra/Viola Dedilhada). O projeto teve como objetivos investigar que vantagens se poderiam retirar da dança contemporânea para complementar o ensino de guitarra, o que levou à criação de exercícios, e perceber se a dança contemporânea poderia ter impacto na aprendizagem instrumental dos alunos. A nível de intervenção, os objetivos passaram por testar os exercícios criados, procurando avaliar a sua pertinência e funcionalidade, e perceber se os alunos sentiam algum efeito ou diferença depois de realizar os exercícios propostos, que focaram problemáticas em torno da consciência corporal e percepção musical. A recolha de dados foi feita através de observação direta, diálogos com os alunos e um questionário no final da intervenção. Como resultado da investigação foram criados oito exercícios diferentes e foi também possível observar e registar o impacto positivo dos mesmos nos alunos. Como resultado da intervenção foi possível comprovar a funcionalidade de todos os exercícios e também perceber que, de um modo geral, os alunos sentiram uma diferença significativa após a realização dos exercícios, provando assim a pertinência da investigação bem como da intervenção.
This document describes and analyses the practice developed for the internship project of the Masters in Music Education from University of Minho. The project was implemented in the year of 2016/2017 at Conservatório Bomfim with classical guitar students. The project aims were to investigate ways to complement my guitar teaching practice with contemporary dance concepts and philosophies, which led to the creation of exercises, as well as to investigate if contemporary dance could have an impact on the students learning. On the practical level, the aims were to test the created exercises, evaluating their purpose and functionality, and to see if the students could feel any difference or effect after doing the exercises that focused on body awareness and the perception of music. The data was collected through direct observation, dialogues with the students and a questionnaire answered at the end of the project. The study resulted in the creation of eight different exercises and made it possible to also register and observe de positive impact they had on the students. On the practical level, it was possible to test and prove the functionality of all the exercises, as well as to realize that, in general, the students felt a significant difference after doing the exercises, thus, proving the usefulness of the work that was developed in this project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57263
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
David José Lopes Ramalho.pdf5,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID