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https://hdl.handle.net/1822/57268
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Abeijón, Ricardo Iván Barceló | por |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Margarida Machado de | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T14:53:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-12T14:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57268 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | Se determinar o que ensinar numa dada área disciplinar deve ser alvo de uma reflexão atenta por parte de um conjunto de pedagogos dessa mesma área, a determinação de quando e como ensinar exige um conhecimento sobre o modo como se processa o desenvolvimento cognitivo, para que se defina, na medida do possível e salvaguardando as variações existentes das características individuais, aquilo que o aluno está de facto apto a aprender. O programa oficial da disciplina de contrabaixo pelo facto de não ter acompanhado as sucessivas reformas aos planos de estudos do ensino especializado da música, carece de orientações fundamentadas e adequadas às características dos alunos que agora iniciam o estudo do instrumento por volta dos 9/10 anos de idade. Neste sentido, foi objetivo deste trabalho a criação de um manual de exercícios que compilasse uma proposta para os conteúdos técnicos a serem aprendidos durante o 1° e 2° graus do ensino articulado, fundamentado com as principais teorias de desenvolvimento cognitivo musical. Este manual foi usado em contexto de intervenção pedagógica com um grupo de 4 alunos, e posteriormente por eles avaliado, ao mesmo tempo que foi avaliado por um grupo de 9 professores de contrabaixo. Embora se verifiquem resultados bastante satisfatórios quanto à evolução técnica dos alunos intervenientes, seria necessário ampliar o tamanho da amostra, tempo de implementação do projeto de intervenção e avaliação de todos os exercícios de forma a imprimir maior validade científica a esta investigação. Os resultados obtidos demonstram existir, no entanto, uma adequação, pertinência e utilidade dos conteúdos apresentados no manual elaborado como recurso pedagógico. | por |
dc.description.abstract | If determining what to teach in a specific area of studies should be carefully reflected upon by a group of teachers in that area, determining when and how to teach requires deep knowledge of the way in which the cognitive development works. The main objective is, obviously and as far as possible, to determine what the student is really able to learn, taking into consideration his or her individual characteristics. Despite the successive reforms of the study directives for specialized studies in music, the official syllabus of the double bass class has remained unchanged for many years, thus lacking appropriately reasoned orientations that can be applied to nowadays students who start learning how to play the instrument at the early age of 9 or 10. Therefore, the objective of this work was the creation of a workbook which would gather a renewed proposal of the technical contents to be learned during the first and second grades of the “ensino articulado” (a specific official and governmentally supported curriculum that includes the teaching of music and a musical instrument), supported by the main theories of cognitive musical development. This workbook was used in class by a group of four students, who were later on given the opportunity of evaluating its content. Simultaneously, there was a group of nine double bass teachers, who also had the task of evaluating the new workbook. Although the results of the technical evolution of the students proved to be quite satisfactory, it would be necessary to broaden the size of the sample, extend the time of the project implementation and make a thorough evaluation of all the exercises included so as to contribute to a more reliable scientific validity of this investigation. Nevertheless, the results show the appropriateness, the relevance and the effectiveness of the contents presented in the workbook elaborated as a pedagogical resource. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Programa de contrabaixo | por |
dc.subject | Exercício técnicos | por |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo musical | por |
dc.subject | Ensino especializado | por |
dc.subject | Bass program | por |
dc.subject | Technical exercises | por |
dc.subject | Musical cognitive development | por |
dc.subject | Specialized education | por |
dc.title | Seleção e criação de exercícios para a resolução de diferentes problemas técnicos no contrabaixo | por |
dc.title.alternative | Selection and creation of exercises for solving different technical problems on double bass | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202053008 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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