Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57268

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorSousa, Ana Margarida Machado depor
dc.date.accessioned2018-12-12T14:53:34Z-
dc.date.available2018-12-12T14:53:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57268-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractSe determinar o que ensinar numa dada área disciplinar deve ser alvo de uma reflexão atenta por parte de um conjunto de pedagogos dessa mesma área, a determinação de quando e como ensinar exige um conhecimento sobre o modo como se processa o desenvolvimento cognitivo, para que se defina, na medida do possível e salvaguardando as variações existentes das características individuais, aquilo que o aluno está de facto apto a aprender. O programa oficial da disciplina de contrabaixo pelo facto de não ter acompanhado as sucessivas reformas aos planos de estudos do ensino especializado da música, carece de orientações fundamentadas e adequadas às características dos alunos que agora iniciam o estudo do instrumento por volta dos 9/10 anos de idade. Neste sentido, foi objetivo deste trabalho a criação de um manual de exercícios que compilasse uma proposta para os conteúdos técnicos a serem aprendidos durante o 1° e 2° graus do ensino articulado, fundamentado com as principais teorias de desenvolvimento cognitivo musical. Este manual foi usado em contexto de intervenção pedagógica com um grupo de 4 alunos, e posteriormente por eles avaliado, ao mesmo tempo que foi avaliado por um grupo de 9 professores de contrabaixo. Embora se verifiquem resultados bastante satisfatórios quanto à evolução técnica dos alunos intervenientes, seria necessário ampliar o tamanho da amostra, tempo de implementação do projeto de intervenção e avaliação de todos os exercícios de forma a imprimir maior validade científica a esta investigação. Os resultados obtidos demonstram existir, no entanto, uma adequação, pertinência e utilidade dos conteúdos apresentados no manual elaborado como recurso pedagógico.por
dc.description.abstractIf determining what to teach in a specific area of studies should be carefully reflected upon by a group of teachers in that area, determining when and how to teach requires deep knowledge of the way in which the cognitive development works. The main objective is, obviously and as far as possible, to determine what the student is really able to learn, taking into consideration his or her individual characteristics. Despite the successive reforms of the study directives for specialized studies in music, the official syllabus of the double bass class has remained unchanged for many years, thus lacking appropriately reasoned orientations that can be applied to nowadays students who start learning how to play the instrument at the early age of 9 or 10. Therefore, the objective of this work was the creation of a workbook which would gather a renewed proposal of the technical contents to be learned during the first and second grades of the “ensino articulado” (a specific official and governmentally supported curriculum that includes the teaching of music and a musical instrument), supported by the main theories of cognitive musical development. This workbook was used in class by a group of four students, who were later on given the opportunity of evaluating its content. Simultaneously, there was a group of nine double bass teachers, who also had the task of evaluating the new workbook. Although the results of the technical evolution of the students proved to be quite satisfactory, it would be necessary to broaden the size of the sample, extend the time of the project implementation and make a thorough evaluation of all the exercises included so as to contribute to a more reliable scientific validity of this investigation. Nevertheless, the results show the appropriateness, the relevance and the effectiveness of the contents presented in the workbook elaborated as a pedagogical resource.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrograma de contrabaixopor
dc.subjectExercício técnicospor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo musicalpor
dc.subjectEnsino especializadopor
dc.subjectBass programpor
dc.subjectTechnical exercisespor
dc.subjectMusical cognitive developmentpor
dc.subjectSpecialized educationpor
dc.titleSeleção e criação de exercícios para a resolução de diferentes problemas técnicos no contrabaixopor
dc.title.alternativeSelection and creation of exercises for solving different technical problems on double basspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202053008por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de Estagio Ana Sousa.pdf8,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID