Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57748

TítuloEstratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica
Outro(s) título(s)Strategies to the resolution of problematic musical parts in the specialized education of the classical guitar
Autor(es)Oliveira, Flávia de Freitas
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEstratégias
Passagens musicais problemáticas
Autorregulação
Ensino-aprendizagem
Strategies
Problematic musical part
Self regulation
Teaching-learning
Data2018
Resumo(s)O presente Relatório, realizado no âmbito da disciplina Estágio Profissional do curso de Mestrado em Ensino da Música, da Universidade do Minho, foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, abordando a temática estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica. A intervenção pedagógica teve como objetivos a realização de atividades para otimizar a relação qualidade/quantidade de estudo do aluno; elaboração de estratégias de estudo e trabalho das passagens musicais problemáticas, que proporcionem, com o tempo, autonomia ao aluno; elaboração de estratégias e atividades que fomentem a autorregulação do aluno, no que respeita à aprendizagem e prática instrumental. Como resultado, foram criados exercícios específicos para solucionar passagens musicais problemáticas existentes numa determinada obra, em função das dificuldades apresentadas por cada um dos alunos intervenientes. O projeto teve como objetivos investigar as estratégias que são utilizadas e sugeridas pelos professores de instrumento e a sua eficácia; perceber como é que os alunos trabalham passagens musicais problemáticas; e, principalmente, averiguar se as estratégias propostas para a resolução de passagens musicais problemáticas surtiram efeito. Os resultados obtidos após a aplicabilidade das estratégias, constam das observações ao longo do período de intervenção, das gravações realizadas em dois momentos distintos, das entrevistas e questionários a cada aluno bem como, do registo diário de estudo dos intervenientes. As estratégias propostas, surtiram efeito, maioritariamente, havendo, contudo, exceções. De um modo geral, os alunos acharam os exercícios pertinentes, verificando-se a sua utilidade na resolução das problemáticas existentes.
The present Report, developed as part the subject Professional Internship, of academic master degree in Music Education during the academic year 2016/2017, in the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian from Braga, had as main objective the development of strategies in to resolution of difficult and challenging parts from a piece of music. On the pratical level, the aims were to created strategies that help students to resolve their piece's challenging parts; to improve the quality/quantity study ratio as well as contribute to self regulation of student on the practice of classical guitar. The project aims were to investigate what strategies instrument teachers use; understand how students practice and verify if the stretagies proposed could help students on their own development. Through observation, questionnaires to the intervening students and class teachers and video recordings we could ponder Pedagogical Intervention. The registering of the study habits before and after the Intervention, contributing as well to the results of the Investigation. As result, were created specific strategies to help students to resolve challenging parts from their definite pieces. For the most part, strategies taked effect. The students also found that is was relevant and it has proved helpful.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57748
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Flávia de Freitas Oliveira.pdf
Acesso restrito!
3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID