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https://hdl.handle.net/1822/57748
Título: | Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | Strategies to the resolution of problematic musical parts in the specialized education of the classical guitar |
Autor(es): | Oliveira, Flávia de Freitas |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Estratégias Passagens musicais problemáticas Autorregulação Ensino-aprendizagem Strategies Problematic musical part Self regulation Teaching-learning |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório, realizado no âmbito da disciplina Estágio Profissional do curso
de Mestrado em Ensino da Música, da Universidade do Minho, foi desenvolvido ao longo do
ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, abordando
a temática estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino
especializado da guitarra clássica.
A intervenção pedagógica teve como objetivos a realização de atividades para otimizar
a relação qualidade/quantidade de estudo do aluno; elaboração de estratégias de estudo e
trabalho das passagens musicais problemáticas, que proporcionem, com o tempo, autonomia
ao aluno; elaboração de estratégias e atividades que fomentem a autorregulação do aluno, no
que respeita à aprendizagem e prática instrumental. Como resultado, foram criados exercícios
específicos para solucionar passagens musicais problemáticas existentes numa determinada
obra, em função das dificuldades apresentadas por cada um dos alunos intervenientes.
O projeto teve como objetivos investigar as estratégias que são utilizadas e sugeridas
pelos professores de instrumento e a sua eficácia; perceber como é que os alunos trabalham
passagens musicais problemáticas; e, principalmente, averiguar se as estratégias propostas para
a resolução de passagens musicais problemáticas surtiram efeito. Os resultados obtidos após a
aplicabilidade das estratégias, constam das observações ao longo do período de intervenção,
das gravações realizadas em dois momentos distintos, das entrevistas e questionários a cada
aluno bem como, do registo diário de estudo dos intervenientes.
As estratégias propostas, surtiram efeito, maioritariamente, havendo, contudo, exceções.
De um modo geral, os alunos acharam os exercícios pertinentes, verificando-se a sua utilidade
na resolução das problemáticas existentes. The present Report, developed as part the subject Professional Internship, of academic master degree in Music Education during the academic year 2016/2017, in the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian from Braga, had as main objective the development of strategies in to resolution of difficult and challenging parts from a piece of music. On the pratical level, the aims were to created strategies that help students to resolve their piece's challenging parts; to improve the quality/quantity study ratio as well as contribute to self regulation of student on the practice of classical guitar. The project aims were to investigate what strategies instrument teachers use; understand how students practice and verify if the stretagies proposed could help students on their own development. Through observation, questionnaires to the intervening students and class teachers and video recordings we could ponder Pedagogical Intervention. The registering of the study habits before and after the Intervention, contributing as well to the results of the Investigation. As result, were created specific strategies to help students to resolve challenging parts from their definite pieces. For the most part, strategies taked effect. The students also found that is was relevant and it has proved helpful. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57748 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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