Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57771

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.authorFernandes, Teresa Berenice Dorespor
dc.date.accessioned2019-01-04T08:55:43Z-
dc.date.available2020-10-25T07:00:15Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57771-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractA temática do presente relatório de estágio incidiu sobre a importância do desenvolvimento da perceção auditiva no currículo dos alunos de piano do ensino artístico especializado. Este trabalho surgiu no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica foi implementado com oito alunos de piano do 2º e 3º ciclos do ensino básico, do Centro de Cultura Musical (Santo Tirso). Face à complexidade do currículo do aluno no sistema de ensino atual, torna-se impreterível, embora aparentemente impraticável, uma consciência auditiva apurada. Perante a discrepância entre a necessidade e a realidade, este projeto incluiu a realização de um estudo de caso onde, através de quatro aulas-base, se desenvolveu um conjunto de atividades que fomentassem nos alunos uma consciência auditiva, um espírito crítico e uma compreensão musical mais significativa, a par das atividades previstas no próprio currículo. Através das avaliações diagnósticas feitas antes e depois da intervenção, pôde-se concluir que tais atividades estimularam o desenvolvimento da perceção auditiva nos alunos intervenientes. Como instrumento complementar de investigação, foi elaborado um inquérito anónimo aos professores de piano do ensino artístico especializado, a nível nacional, para averiguar sobre que atividades, dirigidas à consciencialização auditiva, têm sido utilizadas. Verificou-se um predomínio para o uso da partitura como forma de recapitulação da performance, assim como o recurso de gravações de pianistas de renome e o exemplo do professor como o modelo de performance para o aluno. Por outro lado, a gravação da performance do aluno, com posterior análise em sala de aula, é a atividade menos utilizada pelos inquiridos. O inquérito serviu também para analisar os motivos que levam à falta de consciencialização auditiva, por parte dos alunos. As respostas mostraram um enfoque sobre os aspetos técnicos e de leitura, próprios do plano curricular do aluno, relativamente ao trabalho no campo da audição.por
dc.description.abstractThe theme of this internship report focused on the importance of the development of aural perception in piano students’ curriculum of specialized artistic education. This work arose within the scope of the professional practice of the master’s in music teaching of the University of Minho. The pedagogical intervention project was implemented with eight piano students of the 2nd and 3rd cycles of basic education, from Centro de Cultura Musical (Santo Tirso). In view of the complexity of the student's curriculum in the current teaching system, it is imperative, yet apparently impractical, an accurate auditory consciousness. Faced with this discrepancy between need and reality, this project included a case study where it was developed, through four grounding lessons, a set of activities that fostered students’ auditory awareness, critical thinking and musical comprehension, sideways with the student’s curriculum activities. Through the pre and post intervention diagnostic evaluations, it was concluded that such activities stimulated the development of aural perception in the intervening students. As a complementary research tool, an anonymous piano teachers’ national survey was conducted to find out which activities aimed at auditory awareness have been used. It was noted a predominance of the use of the score as a form of performance review, as well as the use of recordings of renowned pianists and the example of the teacher as a performance model for the student. The survey also helped to analyze the reasons that lead to the lack of auditory awareness of the students. The answers showed a focus on the technical and reading aspects of the students’ curriculum to overlap with the work in the field of hearing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPerceção auditivapor
dc.subjectConsciência auditivapor
dc.subjectEscutapor
dc.subjectPianopor
dc.subjectEnsino especializadopor
dc.subjectAural perceptionpor
dc.subjectAuditory consciousnesspor
dc.subjectListeningpor
dc.subjectSpecialized educationpor
dc.titleEstratégias para o desenvolvimento da perceção auditiva na performance dos alunos de pianopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202110095por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teresa Berenice Dores Fernandes.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID