Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57925

TítuloA pré-leitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol
Outro(s) título(s)From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes
Autor(es)Roriz, Pedro Filipe Magalhães
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Pazos-Justo, Carlos
Palavras-chaveLeitura
Motivação
Compreensão leitora
Estratégias de pré-leitura
Conhecimentos prévios
Reading
Motivation
Reading comprehension
Pre-reading strategies
Previous knowledge
Data9-Abr-2019
Resumo(s)O presente relatório tem como principal objetivo apresentar o método de implementação e respetivas conclusões do projeto de intervenção pedagógica supervisionado denominado “A préleitura e a compreensão textual nas aulas de Português e de Espanhol”. Centrado na competência de leitura, mais concretamente na compreensão leitora, este projeto de investigação-ação decorreu no contexto específico de uma turma do 11º ano de escolaridade para a disciplina de Espanhol (ELE) e de uma turma do 12º ano de escolaridade para a disciplina de Português (LM), ambas pertencentes ao Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Alberto Sampaio. Partindo do princípio de que ler representa compreensão e de que essa mesma compreensão da leitura é resultante do processamento interativo entre o texto (aquilo que se lê), o leitor (aquele que lê) e o contexto (enquadramento de quem lê com aquilo que é lido), o processo de leitura deverá ser acompanhado de estratégias que resultaram na referida compreensão. Ora, ensinar leitura é também ensinar estratégias que permitam ao leitor compreender aquilo que lê. Tais estratégias deverão ocorrer durante os três momentos: antes da leitura (pré-leitura), durante a leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura). Sendo a pré-leitura o instante inicial do processo de ler, cabe às estratégias deste momento motivar e ativar conhecimentos propícios para a boa compreensão leitora. Será, pois, sobre as estratégias que podem ser aplicadas no momento da pré-leitura que este relatório se debruçará. Em suma, das reflexões resultantes da intervenção conclui-se que, se devidamente ativadas, as vivências e conhecimentos que cada aluno leva para a sala de aula influenciam substancialmente a sua aprendizagem.
This report has as main objective to present the method of implementation and respective conclusions of the project of Supervised pedagogic intervention called "From pre-reading to textual comprehension in the Portuguese and Spanish classes". Centralized in reading competence, more specifically in reading comprehension, this action-research project was carried out in the specific context of a class of the eleventh year of schooling for the Spanish language (ELE) and a group of the 12th year of schooling for the discipline of Portuguese (LM), both belonging to the Language and Humanities Course at Alberto Sampaio Secondary School. Assuming that reading represents understanding and that this same understanding of reading is the result of the interactive processing of the text - what you read - the reader - the one who reads - and the context - who reads what is read the reading process should be accompanied by strategies that have resulted in this understanding. Now, teaching reading is also to teach strategies that allow the reader to understand what he reads. Such strategies should occur during the three moments: before reading (pre-reading), during reading (reading) and after reading (reading). Being the pre-reading the initial moment of the process of reading, it is up to this moment to motivate and activate propitious knowledge for the reading comprehension. It will therefore be on the strategies that can be applied at the time of pre-reading, which this report will address. In short, by the reflections resulting from the intervention we conclude that, if properly activated, the experiences and knowledge that each student takes to the classroom substantially influence their learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57925
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Filipe Magalhães Roriz.pdf8,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID