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dc.contributor.advisorPereira, Maria do Céu de Melo Estevespor
dc.contributor.authorMartins, Catarina da Silvapor
dc.date.accessioned2019-01-09T15:08:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57966-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório descreve o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), desenvolvido na disciplina de História A, numa turma de 10ºano de escolaridade, na escola secundária D. Maria II em Braga. Após a observação de aulas no ensino secundário, tornou-se visível a necessidade de analisar, com mais ponderação, os modos como os alunos interpretam as fontes visuais e verbais. Esta carência deriva do facto de neste nível de ensino, ter-se uma expetativa sobre um certo nível de literacia face às fontes primárias de vária natureza e linguagem. O estudo foca-se na leitura e interpretação de fontes visuais e verbais, centrado no tema “Peregrinação Medieval”, e também nas ideias tácitas dos alunos sobre este fenómeno, de modo a pretendermos dar resposta à seguinte questão: Qual é a importância das fontes visuais e verbais na construção do conceito de Peregrinação Medieval? De modo a atingir este propósito foram dados três passos de recolha de dados com os seguintes instrumentos: Questionário (Q1- Peregrinações Medievais- ideias tácitas); Ficha de Trabalho 1 -Mapas e imagens – Peregrinações na Idade Média; Ficha de Trabalho 2- Textos Historiográficos). Ambas as fichas de trabalho desafiavam os alunos a ler diferentes tipos de fontes históricas.por
dc.description.abstractThis report describe the Pedagogical Intervention Project (PIPS), implemented in the course - History A, class-10º grade in a high school sited in Braga. After observing some classes, it become visible the need to analyse more carefully the ways students interpret visual and verbal sources since the level of literacy was insufficient considering this grade of schooling. The study focus on the reading and interpretation of visual and verbal sources, focusing the historical subject “Medieval Pilgrimages” and also the students’ tacit ideas on this phenomena. We intend to look for answers to the following question: What is the importance of visual and verbal sources in the construction of the concept of Medieval Pilgrimage? To pursuit this purpose we collected information from students' ideas through the followings steps and related data collect instruments: 1. Questionnaire (Q1 - Medieval Pilgrimages- tacit ideas), Work sheet 1- Maps and images - Pilgrimages in the Middle Ages, and finally, the Work sheet 2- Historiographic texts. Both works sheets intend to challenge students to read and interpret different types of historical evidences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectPeregrinaçãopor
dc.subjectFontes primáriaspor
dc.subjectIdeias tácitaspor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectMiddle agespor
dc.subjectPilgrimagepor
dc.subjectPrimary sourcespor
dc.subjectTacit ideaspor
dc.subjectHigh schoolpor
dc.titleÀ procura da Fé: as fontes visuais e verbais na construção do conceito de Peregrinação Medieval com alunos do 10º ano do ensino secundário.por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202130282por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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