Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57994

TítuloAs práticas antissemitas ao longo do “regime nazi”: um estudo sobre a empatia histórica de alunos do 9º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Anti-Semitic practices throughout the "Nazi regime": a study on the historical empathy of 9th grade students
Autor(es)Teixeira, Andreia Filipa
Orientador(es)Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves
Palavras-chave2ª Guerra Mundial
Práticas antissemitas
Empatia
Ensino básico
World War II
Anti-Semitic practices
Empathy
Basic education
Data2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitulado “As práticas antissemitas ao longo do “regime nazi”: um estudo sobre a empatia histórica de alunos do 9º ano de escolaridade” descreve o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, lecionada no decurso do segundo ano do ciclo de estudos Mestrado em Ensino de História no 3ºCclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O projeto insere-se na prática educativa realizada em contexto real de aprendizagem, debruçado sobre uma turma de 9º ano de escolaridade da Escola Básica de Gualtar, no ano letivo 2016/2017. De acordo com o contexto, no decurso do estágio e na elaboração deste relatório, foram contempladas duas vertentes: a pedagógica e a de investigação. Relativamente à vertente pedagógica, foi composta pela lecionação planeada de aulas enquadradas nas metas curriculares e no programa oficial do 9º ano de História, visando a prática de planificação de aula e a lecionação dos conteúdos programáticos. A vertente de investigação pretende escrutinar a empatia história dos alunos aquando do estudo das práticas antissemitas em foco. Destarte, o estudo realizado propõe-se a responder à seguinte questão: Que tipo de empatia história os alunos do 9º ano expressam sobre as práticas antissemitas no “regime nazi”? O incurso investigativo-pedagógico traduziu-se na reconstrução de vivências de pessoas do passado, solicitando aos alunos que se posicionassem no lugar do Outro. Com esse intuito, foram realizadas tarefas que serviram de instrumento para a nossa recolha de dados. Numa primeira fase, procedeu-se à averiguação prévia dos conhecimentos dos alunos a respeito do tema, para, assim, indagar o rumo expositivo a tomar. Posteriormente, foram realizadas atividades onde os alunos teriam que se colocar no papel de indivíduos Judeus ou de “raça ariana”, durante a Segunda Guerra Mundial, auscultando o que potencialmente sentiriam em situações de segregacionismo e antissemitismo. Foi, igualmente, solicitada a escrita de páginas de diários de pessoas imaginárias que viveram em Campos de Concentração (1939 a 1945). Procurou-se, respetivamente, conhecer o tipo de empatia histórica que os alunos expressam face a conflitos bélicos e a sua vivência, assente a sua importância num contexto construtivista e no decurso do processo de ensino e aprendizagem.
The following report titled Anti-Semitic practices throughout the "Nazi regime": a study on the historical empathy of 9th grade students” describes the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS), elaborated within the scope of the curricular unit of Professional Probation, taught in the second year of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education of the Institute of Education of the University of Minho. The project is part of the educational practice in a real context of learning, overturned on a group of 9th year of schooling of the Basic School of Gualtar, in the academic year 2016/2017. According to the context, during the internship and in the preparation of this report, two aspects were considered: pedagogical and research. On the pedagogical side, it was composed by the planned teaching of classes framed in the curricular goals and within the official program of the 9th year of History, aiming at the practice of lesson planning and the teaching of program content. The research strand aims to scrutinize the empathy of students' history when studying anti-Semitic practices in focus. Thus, the study proposed aims to answer the following question: What kind of empathy history do 9th graders express about anti-Semitic practices in the "Nazi regime"? The investigative-pedagogical course was translated into the reconstruction of the experiences of people of the past, asking the students to stand in the place of the Other. For this purpose, we performed tasks that served as tools for our data collection. In a first phase, the students' knowledge about the subject was previously investigated, to inquire the direction of exposure. Subsequently, activities were carried out where students would have to put themselves in the role of Jews or "Aryan race" during World War II, listening to what they would potentially feel in situations of segregationist and anti-Semitism. It was also requested the writing of pages of diaries of imaginary people who lived in Concentration Camps (1939 to 1945). The aim was to know the type of historical empathy that students express in the face of armed conflicts and their experience, based on their importance in a constructivist context and during teaching and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57994
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_VersãoFinal_AndreiaTeixeiraULT.pdf
Acesso restrito!
1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID