Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58063
Título: | Associação entre o cronotipo e a performance académica: relação entre a prática desportiva extracurricular e o cronotipo |
Outro(s) título(s): | Association between chronotype and academic performance: relationship between extracurricular sports practice and chronotype |
Autor(es): | Duarte, Pedro André Costa |
Orientador(es): | Silva, Inês Peixoto |
Palavras-chave: | Educação física Cronotipo Prática desportiva Ensino-aprendizagem Physical education Chronotype Sports practice Teaching-learning |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O relatório de estágio pretende retratar o processo de criação, planeamento, realização e
avaliação da minha intervenção como professor de Educação Física, ao longo do ano letivo. Além
do enquadramento pessoal, contempla o retrato do meio onde se desenvolveu todo este processo.
Numa fase posterior, é exposto o planeamento e organização da minha prática pedagógica e as
atividades desenvolvidas junto da comunidade educativa, retratando a forma como me relacionei
com a mesma. É apresentada também a investigação desenvolvida ao longo do ano letivo.
O trabalho de investigação desenvolveu-se junto de 83 alunos de uma escola secundária em
Barcelos (41 do 8º e 42 do 10º ano), tendo como objetivos caracterizar a amostra relativamente
ao seu cronotipo (Vespertino, Indiferente ou Matutino) e, fundamentalmente, verificar se a prática
desportiva extracurricular está associada a uma alteração do cronotipo. Para a determinação do
cronotipo foi aplicada a versão validada para a Portugal do questionário/escala de Horne e Ostberg
“morningness-eveningness Questionnaire” (Silva et al, 2002). Simultaneamente, foi aplicado um
questionário de registo de anamnese da prática desportiva extracurricular individual desportiva.
Da análise dos resultados constatou-se que 24,1% dos alunos têm preferência pelos horários mais
tardios do dia para executarem tarefas, 73,5% não apresentam uma preferência clara de horários
e apenas 2,4% da amostra tem preferência de horários mais matinais. Da aplicação dos testes
estatísticos recorrendo ao SPSS, verificou-se que não existe associação estatisticamente
significativa entre a prática desportiva extracurricular e o cronotipo, no conjunto da amostra.
Assim, à luz deste estudo poder-se-á recomendar a prática desportiva em contexto
extracurricular nas faixas etárias estudadas, visto que esta não demonstrou ter impacto
significativo na definição do cronotipo, não influenciado assim a performance académica associada
ao cronotipo. The internship report intends to portray the process of creating, planning, conducting and evaluating my intervention as a physical education teacher throughout the school year. Besides the personal framing, it contemplates the portrait of the environment where this whole process was developed. At a later stage, I discuss the planning and organization of my pedagogical practice and the activities developed with the educational community, portraying how I related to it. It is also presented is the research developed throughout the school year. The research work was carried out with 83 students of a secondary school in Barcelos (41 of the 8th and 42 of the 10th grade), with the objective of characterizing the sample in relation to its chronotype (Evening, Indifferent or Matutinal) and, fundamentally, to verify if extracurricular sports practice is associated with a chronotype change. For the chronotype determination, it was applied the validated version for Portugal of the Horne and Ostberg questionnaire / scale “morningnesseveningness Questionnaire” (Silva et al, 2002). Simultaneously, a questionnaire was applied to record anamnesis of individual sporting extracurricular practice. From the analysis results, it was found that 24.1% of the students had a preference for the later times of the day to perform tasks, 73.5% did not present a clear preference of schedules and only 2.4% of the sample had a preference for more morning schedules . From the application of the statistical tests using the SPSS, it was verified that there is no statistically significant association between the extracurricular sport practice and the chronotype, in the sample set. Thus, throuhout this study, it is possible to recommend sports practice in an extracurricular context in the age groups studied, since it has not been shown to have an material impact in the definition of the chronotype, thus not influencing the academic performance associated with the chronotype. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58063 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro André Costa Duarte.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |