Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58085

TítuloPromover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
Autor(es)Veloso, Andreia Catarina Torres
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Interação entre pares
Competências sociais
Gestão de conflitos
Papel do adulto
Pre-school education
Peer interaction
Social skills
Conflict management
Role of the adult
Data2017
Resumo(s)O presente relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido num contexto de jardim de infância, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Nas primeiras semanas de prática, através da observação de um grupo de crianças entre os 3 e os 5 anos, surgiu uma preocupação em torno das interações entre pares e de incidentes críticos que envolviam conflitos. Ancorado nessas observações, o projeto de intervenção pedagógica visou melhorar as interações sociais entre pares, promover comportamentos de orientação para o outro e a capacidade de resolução autónoma de conflitos. As estratégias de intervenção levadas a cabo, privilegiaram a leitura de histórias em torno de valores sociais como a amizade e a partilha, a tomada de consciência de emoções e sentimentos, os diálogos sobre situações positivas e negativas de interação social e o desenvolvimento de atividades envolvendo a cooperação entre pares. O projeto proporcionou às crianças oportunidades para reforçar as suas relações, exprimir ideias e ouvir os outros e identificar estratégias para resolver problemas interpessoais. A avaliação das estratégias de intervenção sugere uma melhoria significativa nas interações e relações interpessoais das crianças, na aproximação às necessidades do outro, bem como uma maior autonomia na resolução de conflitos. O desenvolvimento do projeto permitiu, também, evidenciar o importante papel do educador enquanto mediador destes processos de crescimento pessoal e social das crianças.
This report presents a project of pedagogical intervention developed in a context of kindergarten, within the scope of the Supervised Teaching I course, the Master's Degree in Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, University of Minho. In the first weeks of practice, through the observation of a group of children between the ages of 3 and 5, a concern arose about interactions between peers and critical incidents involving conflicts. Anchored in these observations, the project of pedagogical intervention aimed at improving social interactions among peers, promoting orientation behaviors for the other, and the capacity for autonomous resolution of conflicts. The intervention strategies that were used, prevailed on the reading of stories about social values such as friendship and sharing, awareness of emotions and feelings, dialogues about positive and negative situations of social interaction and the development of activities involving the cooperation between peers. The project provided children with opportunities to strengthen their relationships, express ideas and listen to others, and identify strategies for solving interpersonal problems. The evaluation of intervention strategies suggests a significant improvement in the interactions and interpersonal relationships of the children, in the approach to the needs of the other, as well as a greater autonomy in the resolution of conflicts. The development of the project also made it possible to highlight the important role of the educator as mediator of these processes of personal and social growth of children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58085
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Catarina Torres Veloso.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID