Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58179

TítuloContribuições da Metodologia de Trabalho de Projeto para a construção de aprendizagens integradas das crianças
Autor(es)Oliveira, Carina Isabel Matos
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Metodologia de Trabalho de Projeto
Construção de aprendizagens integradas
Preschool education
Project work methodology
Construction integrated of learning
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A intervenção pedagógica concretizada num contexto de jardim-de-infância, com um grupo de vinte e duas crianças com 5 anos de idade, consistiu na implementação de um trabalho de projeto que possibilitasse perceber de que forma o seu desenvolvimento pode potenciar a construção de aprendizagens integradas nas crianças. O projeto de intervenção sustentou-se num processo cíclico caraterístico da metodologia de investigação-ação que seguiu as diferentes etapas: planificação, ação, observação e reflexão, sempre apoiadas num processo ativo de documentação. Ao longo deste estudo verifica-se o papel ativo das crianças no processo de aprendizagem, que motivadas pelos seus interesses e curiosidades, envolvem-se em ciclos de pesquisa onde investigam as respostas às questões por si colocadas na fase inicial do projeto. Estas investigações, das quais as crianças se foram apropriando em conjunto com as experiências vivenciadas permitiram que as crianças pudessem construir, de uma forma integrada, aprendizagens diversas relacionadas com as diferentes áreas de conteúdo.
The present internship report, integrated in the syllabus of the Master's in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, presents the project of pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice. The pedagogical intervention carried out in a kindergarten context, with a group of twentytwo children at 5 years old, consisted in the implementation of a project work that allowed to realize how their development could potentiate the construction of learning integrated into children. The intervention project was based on a cyclical process characteristic of the research-action methodology that followed the different steps: planning, action, observation and reflection, always supporting an active process of documentation. Throughout this study the active role of children in the learning process is verified. Motivated by their interests and curiosities, they are involved in research cycles where they investigate the answers to the questions they posed in the initial phase of the project. These investigations, of which the children have appropriated together with the lived experiences allowed the children to construct, in an integrated way, diverse learning related to the different content areas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58179
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carina Isabel Matos Oliveira.pdf4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID