Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58325

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Vítor Hugo Ferreira depor
dc.contributor.authorMoreira, Susana Regina Azevedopor
dc.date.accessioned2019-01-17T12:18:45Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58325-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e propõe o estudo de excertos orquestrais nas aulas de Flauta Transversal do 2º Ciclo do Ensino Básico no curso de Ensino Artístico Especializado. A prática pedagógica foi realizada no Conservatório de Guimarães nos grupos de recrutamento M09 (Flauta Transversal) e M32 (Conjuntos Instrumentais). Foram três as alunas intervenientes na investigação e pertenciam ao 5º ano de escolaridade (1º grau do Ensino Artístico Especializado). A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação, que se baseia na prática reflexiva em que o professor é também investigador e teve em vista os seguintes critérios: compreensão do papel da música no desenvolvimento da criança; a relação entre a criança e a música orquestral; excertos orquestrais de Flauta Transversal e sua abordagem na iniciação e no ensino da música em Portugal. Para melhor aplicar o projeto de intervenção, foram criados excertos orquestrais simplificados com o principal objetivo de promover o conhecimento das alunas acerca da orquestra sinfónica, compositores e algum do seu reportório, motivando-as para o mundo orquestral. Deste modo, realizaram-se questionários dirigidos não só às alunas com o intuito de perceber o impacto desses excertos nas mesmas, como também a docentes de flauta transversal para compreender a sua opinião sobre a criação desses mesmos excertos e sua utilização no 2º Ciclo do Ensino Básico. Em suma, este estudo permitiu uma abordagem precoce aos excertos orquestrais no ensino da flauta transversal, que revelou ser uma ferramenta pedagógica importante, tendo em conta que suscitou o interesse das alunas e estimulou-as para o universo orquestral.por
dc.description.abstractThis report was written in the course of the professional internship of the master's degree in music teaching at the University of Minho and proposes the study of orchestral excerpts in the flute classes of 2nd Cycle of Basic Education of Specialized Artistic Teaching course. The pedagogical practice was performed at the Conservatory of Guimarães in the recruitment groups M09 (flute) and M32 (instrumental ensembles). There were three students in the 5th grade (1st degree of Specialized Artistic Education) involved in the investigation. The methodology used was Research-Action, which is based on the reflective practice in which the teacher is also an investigator, and It took into consideration the following criteria: Understanding the role of music in the development of the child; The relationship between the child and the orchestral music; Flute orchestral excerpts and their approach in Initiation and in teaching music in Portugal. To better implement the intervention project, simplified orchestral excerpts were created with the main objective of promoting the knowledge of the students about the symphony orchestra, composers and some of their repertoire, motivating them to the orchestral world. With this in consideration, questionnaires were conducted not only to students in order to understand the impact of these excerpts, but also to flute teachers as a way of understanding their opinion on the creation of these same excerpts and their use in the 2nd Cycle of Basic Education. In short, this study allowed for an early approach to the orchestral excerpts in the flute teaching, which proved to be an important pedagogical tool, taking into account that It aroused the interest of the students and It stimulated them to the orchestral universe.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcertos orquestraispor
dc.subjectFerramentapor
dc.subjectFlauta transversalpor
dc.subject2º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectOrchestral excerptspor
dc.subjectToolpor
dc.subjectFlutepor
dc.subject2nd Cycle of basic educationpor
dc.titleEstudo de excertos orquestrais como ferramenta no ensino de flauta transversal no 2º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeStudy of orchestral excerpts as a tool in flute teaching in the 2nd cycle of basic educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202138704por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Regina Azevedo Moreira.pdf11,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID