Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58334

TítuloA aula como viagem: o património local no ensino das ciências musicais
Outro(s) título(s)The lesson as a journey: local heritage in the teaching of musical sciences
Autor(es)Zão, Joel Luís Vilarinho de Barros
Orientador(es)Lessa, Elisa
Palavras-chaveCiências Musicais
Património local
Contextualização do currículo
Plano de aula
Criatividade
Musical Sciences
Local heritage
Curriculum Contextualization
Lesson plan
Creativity
Data2018
Resumo(s)O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido durante o Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música de Vila do Conde, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Intitulado A aula como viagem: o património local no ensino das ciências musicais, este ensaia, através de criativos itinerários de aula, novos rumos para o ensino das ciências musicais. A intervenção pedagógica, sob o desígnio de um ensino das ciências musicais mais contextualizado e significativo para os alunos, com apelo à sensibilidade estética, à criatividade e à reflexão, partiu do património local para a idealização de uma aula como viagem e foi realizada em duas turmas do curso secundário de música (10.º e 11.º ano) de História da Cultura e das Artes e em cinco turmas do curso básico de música (2.º e 3.º ciclo) de Formação Musical. Tomando por base o caracter eclético das ciências musicais, este projeto defende, com um sentido integrador, o papel e o lugar da herança patrimonial local no currículo das ciências musicais, em particular no contexto da aula de História e Cultura das Artes (História da Música) e Formação Musical, bem como na construção de um cidadão com uma maior predisposição cultural. Através de uma metodologia enquadrada nos princípios da investigação-ação, desenvolvemos a nossa intervenção construindo e implementando planos de aula que visem a contextualização do currículo das ciências musicais através da educação patrimonial. Os dados foram recolhidos através da análise documental, da observação direta das aulas e do contexto escolar e do inquérito por questionário destinado a um grupo de alunos. A análise dos dados obtidos provou que os alunos valorizaram o itinerário da aula como viagem, os recursos utilizados, a ampliação dos conhecimentos musicais e a articulação dos conteúdos programáticos ao conhecimento das manifestações culturais e artísticas e do património local.
This report showcases the work developed during the Professional Internship held at Vila do Conde’s Conservatory of Music, as a part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho. Entitled The Lesson as a Journey: Local Heritage in the Teaching of Musical Sciences, this project explores, through creative lesson itineraries, new directions for the teaching of musical sciences. The pedagogical intervention, based on more contextualized and meaningful teaching methodologies for the students, with an appeal to aesthetic sensibility, creativity and reflection, started from local heritage and the idealization of a school lesson as a journey. It was carried out in two (10th and 11th grades) classes from History of Culture and Arts and also in five groups from the basic music course (2nd and 3rd cycles) of Music Theory. Based on the eclectic character of the musical sciences, this project intends to bring forth the role and place of the local heritage in the curriculum of musical sciences, in particular within the context of the History and Culture of Arts class (History of Music) and Music Theory, as well as in the making of citizens with a greater cultural predisposition. Through a methodology based on the principles of action-research, we have developed our intervention by constructing and implementing lesson plans that aim to contextualize the curriculum of musical sciences through heritage education. Data were collected through document analysis, direct observation of the classes and the school context, and a questionnaire survey for a group of students. The analysis of the obtained data proved that the students valued the itinerary of the lesson as a journey, the resources used, the amplification of musical knowledge and the articulation of the programmatic contents to the knowledge of the cultural and artistic manifestations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58334
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joel Luís Vilarinho de Barros Zão.pdf45,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID