Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58346
Título: | Análise teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra |
Outro(s) título(s): | Practical analysis of the sheet music in the specializaed teaching of classical guitar |
Autor(es): | Brandão, José Pedro Costa |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Análise Partitura Interpretação Técnica Memorização Analysis Sheet Music Performance Memorization |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O Relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional do Mestrado em Ensino
de Música da Universidade do Minho, desenvolvido no Centro de Cultura Musical, ARTAVE. O
Projecto de Intervenção Pedagógica foi implementado na instituição acima referida com alunos do
2º e 3º ciclo.
O nosso projecto visou realizar um estudo relativamente à eficiência do recurso à análise
teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra, com ênfase na fase inicial da
aprendizagem.
Apesar da análise ser considerada uma das componentes mais importantes da formação
integral de um músico, a análise focada na partitura é, por vezes, deixada de lado no início da
aprendizagem musical por parte dos professores de instrumento. Estes, apoiando-se na premissa
da falta de alicerces na formação dos alunos em termos teóricos e práticos, acabam por deixar
passar a oportunidade de introduzir desde cedo o hábito de analisar as peças que vão estudar, o
que pode fazer a diferença na optimização do seu desempenho.
Deste modo, o estágio teve como principal objectivo avaliar de que forma a devida análise
da partitura pode contribuir para o desenvolvimento de competências de interpretação musical e
memorização nos alunos de guitarra clássica. Foi utilizada uma metodologia de investigação-ação,
permitindo observar e planificar de forma adequada, tanto as aulas, como a preparação dos
materiais, enquanto se desenvolve a investigação. This Internship report is part of the Master in Music Education of Minho University and was developed with students between the ages of 11-16 years old in Centro de Cultura Musical/ARTAVE. The project aimed to study the efficiency of music sheet analysis in the specialized teaching of classical guitar, with emphasis on the first phase of the learning process. Although the analysis being considered as one of the most important components in the holistic formation of a musician, his teaching is often left apart by many instrument teachers, based on the lack of foundations of the students in this stage of their formation. This way, teachers end up letting pass the opportunity of introducing the habit of the analysis to their students since early phases, which can make a difference in the optimization of their musical development and future performance. Therefore, the main goal of this internship was studying the contribute of musical score analysis in the development of performance skills and memorization by classical guitar students. Thus, it was used a methodology of investigation-action, allowing the observation, as well as preparation of the classes and supporting materials, while the investigation proceeds. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58346 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Pedro Costa Brandão.pdf Acesso restrito! | 3,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |