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TítuloInovação e exportação nas empresas portuguesas
Outro(s) título(s)Innovation and exportation of portuguese companies
Autor(es)Ribeiro, Vânia Letícia Valbom
Orientador(es)Faria, Ana Paula
Palavras-chaveInovação
Exportação
Volume de negócios
Portugal
Innovation
Exportation
Volume of business
Data2018
Resumo(s)A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a relação inovação – exportação das empresas portuguesas, ou seja, perceber de que forma a atividade inovadora impulsiona a atividade exportadora. Com este objetivo começamos por perceber a prevalência das empresas inovadoras e exportadoras das empresas portuguesas, e qual o tipo de atividade inovadora que predomina nas empresas exportadoras. De seguida, das empresas inovadoras e exportadoras, foi do nosso interesse perceber a sua prevalência quanto à classe de dimensão e ao setor de atividade. Por fim, tivemos interesse em perceber se o volume de negócios das empresas é maior quando se trata de empresas inovadoras e exportadoras e, em particular, qual a diferença no volume de negócios da empresa consoante o tipo de atividade inovadora. O conceito de inovação refere-se a uma nova implementação, ou melhoramento, de um produto, processo, método de marketing ou método organizacional. O conceito de exportação refere-se à venda dos bens/produtos para o estrangeiro, que é determinada pelas características e estratégias da própria empresa e também pelas características do mercado. Ambos os tipos de atividade aumentam o desempenho da empresa, levando ao seu crescimento e a uma maior posição competitiva. De modo a contribuirmos para a literatura deste tema analisamos a inovação e a exportação em empresas portuguesas, realizando testes estatísticos de modo a obtermos respostas às questões de investigação. Assim, usamos uma amostra de 3444 empresas portuguesas no período compreendido entre 2010 a 2014, tendo como base de dados o Inquérito Comunitário à Inovação (CIS12 e CIS14). Dos nossos resultados verificamos que grande parte da nossa amostra aplica, simultaneamente, atividades inovadoras e exportadoras e, de todos os tipos de inovação, o mais aplicado pelas empresas exportadoras é a inovação de produto, sendo também aquela que maior volume de negócios traz para a empresa. Além disso, verificamos que as empresas inovadoras e exportadoras são, maioritariamente, empresas industriais.
The main focus of this dissertation is to analyse the relationship innovation – exportation of the portuguese companies, i.e., to understand in which way the innovative activity is the driving force of the exportation activity. With this in mind, we began to understand how many innovative and export oriented companies there were in the portuguese market, and which type of innovative activity is dominant in the exportation companies. Next, of the innovative and export oriented companies, it was of our interest to understand about their size and activity sector. Finally, it was of interest to perceive if the volume of business of this companies is larger when it comes to innovative and export oriented companies and, in particular, which is the difference in the volume of business according to the type of innovative activity. The concept of innovation refers to a new implementation, or improvement, of a product, a process, a marketing method or an organisational method. The concept of exportation refers to the sail of goods/products abroad, and it is determined by the characteristics and strategies of the company and also by the market characteristics. Both types of activity increase the company’s performance, leading to its growth and higher competition level. In a contribute to the literature in this subject, we analysed the innovation and exportation in portuguese companies, performing statistic tests in order to answer this research inquiries. A universe of 3444 portuguese companies was used in a four years timeframe, from 2010 to 2014, having as database the Community Innovation Survey (CIS12 e CIS14). Our results indicate that a majority of our sample applies, simultaneously, innovative and exportation activities and, of all the types of innovation, the most applied by the exportation companies is the innovation of the product, and this is also responsible for the largest volume of business. Furthermore, we verified that the innovative and exportation companies are, in majority, industrial companies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58399
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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