Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58558
Título: | A Metodologia de Trabalho de Projeto: uma estratégia para dar resposta às curiosidades das crianças |
Autor(es): | Pereira, Cátia Sofia Neves |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Trabalho de projeto Interesses e curiosidade das crianças Documentação pedagógica Preschool education Project work Interests and curiosities of children Pedagogical documentation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Ao longo deste relatório de estágio será narrado o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de vinte e duas crianças de cinco anos de idade. No contexto de intervenção foi desenvolvido um Trabalho de Projeto que partiu dos interesses das crianças. O projeto teve, assim, como principal objetivo compreender de que forma é que a Metodologia Trabalho de Projeto dá resposta às curiosidades das crianças sobre o mundo que as rodeia, através do desenvolvimento de um Trabalho de Projeto. Toda a intervenção foi baseada na abordagem de investigação-ação que consiste num processo contínuo, sistemático e cíclico que inclui fases de planificação, ação, observação e reflexão. O estudo realizado demonstra que as crianças se envolveram ativamente na construção das suas aprendizagens, visto que o Trabalho de Projeto surgiu dos seus interesses e das suas curiosidades. No decorrer de todo o trabalho a criança assumiu um papel de destaque, procurando respostas para as suas questões através de diversas investigações que se desenvolveram em vários ciclos de pesquisa. Durante todo o projeto, as crianças tiveram oportunidade de se apropriar do processo de pesquisa, construindo diversas aprendizagens significativas para dar resposta aos seus interesses e às suas curiosidades. Throughout this internship report will be narrated the pedagogical intervention project developed within the curricular unit Supervised Teaching practice (I), of the master's degree in pre- school education and teaching of the 1 Cycle of Basic Education, held in a context of pre-school st education, with a group of twenty-two children, with five years old. In the context of intervention was developed a work project based in the interests of children. The main purpouse of the project is to understand how the working methodology of project responds to the curiosities of children about the world around them, through the development of a project. The whole intervention was based on research-action approach that consists of a continuous, systematic and cyclical process that includes phases of planning, action, observation and reflection. This study demonstrates that children actively involved in the construction of their learning, since the work of project arose from their interests and curiosities. In the course of all the work, the child assumed a prominent role, seeking answers to their questions through several investigations that have developed in several research cycles.. Throughout the project, the children had the opportunity to take ownership of the research process, building several significant learning to respond to their interests and curiosities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58558 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Cátia Sofia Neves Pereira.pdf Acesso restrito! | 7,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |