Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58566
Título: | Metodologia de Trabalho de Projeto: uma oportunidade para o desenvolvimento de uma atitude investigativa nas crianças |
Outro(s) título(s): | Project work Methodology: an opportunity to develop an investigative attitude in children |
Autor(es): | Ferreira, Ana Cristina Silva |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Metodologia de trabalho de projeto Atitude investigativa Capacidade de pesquisa Project work methodology Investigative attitude Research capabilities |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente documento apresenta o projeto de intervenção pedagógica inserido na
Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado em contexto de Pré-Escolar, com um grupo de
crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
O projeto centrado na temática: “Metodologia de Trabalho de Projeto: uma oportunidade
para o desenvolvimento de uma atitude investigativa nas crianças”, surgiu da identificação do
interesse das crianças em torno do tópico dos foguetões e visou estimular uma atitude
investigativa nas crianças, assim como promover o desenvolvimento de capacidades de pesquisa.
Para isso desenvolveu-se um Trabalho de Projeto, através do qual as crianças procuraram de
diversas formas (pesquisas, realização de experiências práticas e pedidos de ajuda a familiares)
encontrar respostas para as suas questões.
A intervenção pedagógica guiou-se pelos princípios da investigação-ação, com ciclos de
planificação, ação, observação e reflexão sustentados em referenciais teóricos, realizados com o
intuito de melhorar a prática e o processo de ensino-aprendizagem.
O projeto desenvolvido permitiu concluir que através da Metodologia de Trabalho de
Projeto é possível promover uma atitude investigativa nas crianças e favorecer a aquisição de
capacidades de questionamento, planeamento e pesquisa. This document presents the pedagogical intervention project inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Pratice of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, carried out on context of preschool, with a group of children aged between 3 and 6 years. The project focused on the theme: "Project work Methodology: an opportunity to develop an investigative attitude in children", emerged from the identification of the interest of children around the topic of rockets and aimed to stimulate an investigative attitude in children, as well as promoting the development of research capabilities. For this, a project work was developed, through which the children sought in various ways (research, practical experiences and help requests to relatives) to find answers to their questions. The pedagogical intervention was guided by the principles of action-research, with planning cycles, action, observation and reflection, sustained in theoretical frameworks, carried out in order to improve practice and teaching-learning process. The project developed allowed us to conclude that trough the project work methodology is possible to promote an investigative attitude in children and favor the acquisition of capabilities of questioning, planning and research. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58566 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Cristina Silva Ferreira.pdf Acesso restrito! | 5,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |