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https://hdl.handle.net/1822/58635
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Kuhn, Roselaine | por |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T11:57:00Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T11:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Kuhn, R. & Cunha, A. C. (2018). Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar como ação imanente ao mundo da vida da criança. In F. Azevedo, H. Vieira, N. Fernandes & B. Pereira (Org.), Estudos da Criança: Diversidade de olhares (pp. 151-176). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-52-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58635 | - |
dc.description.abstract | O texto apresenta uma metáfora sobre a infância como crisálida que auto germina crianças-borboletas. Reconhece o brincar e se movimentar como ação imanente ao mundo da vida da criança a crescer com liberdade e autonomia e promovendo as condições necessárias para que estabeleçam um diálogo profícuo com o mundo realizando experiências significativas, metamorfoseando-se constantemente. As crianças sabem o que precisam e apenas necessitam do auxílio dos adultos para seguir adiante na sua luta pela sobrevivência. As escolas de educação de infância tem o papel de promover tempos e espaços articulados para ouvi-las e considerar respeitosamente seus desejos e interesses ao invés de suprimir a liberdade para brincar, imputando rotinas estafantes, castrando-as e esgotando-as com atividades obrigatórias. A aspiração de uniformidade para que apresentem resultados satisfatórios, todas ao mesmo tempo, desrespeita as singularidades corporais e ignora que as crianças não esperam por resultados naquilo que fazem. O excesso de trabalho e a supressão do brincar interfere na autopoiese gestada pela infância-crisálida. A criança precisa se constituir como criança para a infância e não para a adultez. O casulo da infância tem vida própria e nele não podemos encerrar a criança como se fosse uma prisão. Ser-criança supõe viver intensamente o momento presente e etimologicamente – como sujeito da educação - significa alimentar-se. Portanto os jardins-de-infância são os lugares ideais para desabrochar as borboletas coloridas de modo que descubram o mundo por si mesmas criativamente, libertas da coerção dos adultos. Aspiramos que as crianças respirem por si mesmas para habitar os jardins-de-infância como territórios férteis que cultivam borboletas curiosas e esvoaçantes que irão fecundar inúmeras flores pelo mundo afora. A alegria das crianças contagia o mundo com magia e este é o pólen que irá, pelo vento e pelas patas das borboletas, semear e fazer brotar um mundo melhor. | por |
dc.description.sponsorship | Capes / Brasil; Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Crianças-borboletas | por |
dc.subject | Brincar e se movimentar | por |
dc.subject | Educação de Infância | por |
dc.title | Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 151 | por |
oaire.citationEndPage | 176 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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