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dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorRoselaine, Kuhnpor
dc.date.accessioned2019-01-28T12:04:55Z-
dc.date.available2019-01-28T12:04:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCunha, A. C. & Kuhn, R. (2018). O tempo no tempo das crianças. In F. Azevedo, H. Vieira, N. Fernandes & B. Pereira (Org.), Estudos da Criança: Diversidade de olhares (pp. 177-197). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-52-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58636-
dc.description.abstractA reflexão parte de questões levantadas a partir das relações que estabelecemos no contexto educativo e social com o tempo e, em particular, com o tempo escolar e o tempo das crianças. O que é o tempo? Qual o valor do tempo? Como é o tempo das crianças? Como elas o sentem e o percebem? Como ocupam o seu tempo nas brincadeiras? Como ocupam o seu tempo na escola? Como vivenciam e experimentam o tempo no brincar? Como nós adultos, educadores e pais, o percebemos e administramos? Quem controla-o e define-o? São as perguntas que demarcam o ponto de partida para promover a reflexão situando-a no contexto da criança, do brincar e do trabalho escolar, de onde duas representações emergem: i) O tempo como construção racional, modelar, cronometrado e fragmentado; ii) A temporalidade como manifestação natural, experiencial, ecológica, fenomenológica e subjetiva. Numa perspetiva dialética intentamos, de um lado, compreender o tempo na educação nas primeiras idades, de modo a olhar para as formas como estamos a educar as crianças e, em particular para as experiências e vivências no brincar em liberdade; e, de outro, refletindo sobre as restrições impostas pelo tempo cronometrado, organizado, planeado e objetivo que tem constrangido a vida do homem moderno. Enfim, propomos transitar por uma dialética entre o tempo da racionalidade, dos relógios e da cultura ocidental, e o tempo natural, do cosmos e do sentimento de duração promovido pela percepção da criança que o tem em si e traz em si todo o tempo do corpo-mundo. O relógio cósmico é uma temporalidade sem tempo que nos impossibilita de dar respostas padronizadas e uniformes às nossas ações pela contagem e aferição do tempo cronológico. A reflexão começa por convocar o início da cultura ocidental.por
dc.description.abstractThe reflection starts from questions raised from the relationships we establish in the educational and social context over time and, in particular, with school time and children’s time. What is time? What is the value of time? How is the children’s time? How do they feel it and perceive it? How do you spend your time playing? How do you spend your time at school? How do you coexistence and experience time in play? How do we adults, educators and parents, perceive and manage it? Who controls it and defines it? It is the questions that mark the starting point to promote reflection, situating it in the context of the child, playing and school work, from which two representations emerge: i) Time as a rational, modeling, timed and fragmented construction; ii) Temporality as a natural, experiential, ecological, phenomenological and subjective manifestation. In a dialectic perspective we try, on the one hand, to understand the time in education in the earliest ages, so as to look at the ways in which we are educating the children and, in particular, the experiences and experiences in playing in freedom; and, on the other, reflecting on the constraints imposed by the timed, organized, planned and objective time that has constrained the life of modern man. Finally, we propose to go through a dialectic between the time of the rationality, watches and western’s culture, and the natural time, the cosmos and the feeling of duration promoted by the perception of the child that has it in itself and brings in itself all the time of the body- world. The cosmic clock is a timeless temporality that precludes us from giving standardized and uniform answers to our actions by counting and gauging chronological time. The reflection begins by summoning the beginning of western’s culturepor
dc.description.sponsorshipCapes / Brasil; Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTempopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectTimepor
dc.subjectChildpor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectPhenomenologypor
dc.titleO tempo no tempo das criançaspor
dc.title.alternativeChildren’s time in timepor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage177por
oaire.citationEndPage197por
oaire.citationIssue1por
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleEstudos da criança: diversidade de olharespor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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